A iluminação de qualquer cena em 3d pode ser algo muito desafiador para qualquer artista 3d, pois envolve o ajuste e configuração correta de fatores como materiais e principalmente os pontos de luz usados na cena. No caso dos pontos de luz usados para adicionar energia luminosa na sua cena, uma das coisas que podemos fazer para ajudar no processo de configuração em cenas realistas é adotar perfis IES para os pontos de luz, que também são conhecidos por luzes fotométricas. Esse tipo de luz armazena detalhes físicos das luzes que podem simular exatamente a iluminação artificial que será usada no ambiente real, caso o mesmo precise ser construído no futuro.

É muito fácil conseguir arquivos IES, pois os próprios fabricantes de lâmpadas fornecem esse tipo de arquivo para facilitar a adoção dos seus produtos em projetos para arquitetura. Existe uma excelente gama de renderizadores comerciais e até mesmo gratuitos que suportam o uso de perfis IES como é o caso do YafaRay no time dos gratuitos e softwares comerciais como V-Ray e outros. O arquivo é muito usado em projetos de visualização para arquitetura.

Mas, e se for necessário criar um perfil IES que não está disponível no site de nenhum dos fabricantes de lâmpadas? Nesse tipo de situação você pode usar uma ferramenta gratuita muito interessante chamada de “Creator IES” que ajuda na criação de perfis IES personalizados.

Criando perfis IES personalizados arquitetura

Infelizmente pelo que pude perceber a ferramenta só está disponível para Windows, o que pode limitar um pouco a sua adoção para artistas que usam outros sistemas operacionais. No software é possível escolher diversos parâmetros em termos de ajuste para os futuros arquivos IES, que nada mais são do que arquivos de texto com os dados relacionados à cada fonte de luz.

Nesse endereço você encontra um tutorial muito interessante voltado para usuários do V-Ray e mental ray ensinando a configurar os arquivos IES usando o “Creator IES”.

Sempre que você não encontrar os arquivos IES com as características desejadas para o seu projeto, o uso da ferramenta pode ajudar a alcançar o resultado desejado. Só fica complicado depois ajustar esse perfil IES com uma lâmpada existente.