O uso de vegetação em qualquer projeto de visualização pode levar um artista a perder a paciência tentado encontrar a melhor solução para o seu projeto. O desafio nesse tipo de situação é existem inúmeras maneiras de representar vegetação em ambientes 3d como é o caso de planos com texturas, modelos 3d e até mesmo softwares especializados em adicionar esse tipo de elemento como um proxy, para gerar ainda menos carga na cena. Qual a melhor opção? Do ponto de vista de performance ainda prefiro muito mais trabalhar com texturas, pois a carga adicionada na cena é praticamente nula, e podemos usar texturas de alta qualidade para conseguir resultados realistas.

Mas, as texturas possuem pontos negativos que precisamos observar. O mais evidente deles é que a vegetação passa a ser uma figura 2D, e isso pode ser um grande problema se considerarmos que a câmera precisará se mover, ou mesmo quando o projeto requer ângulos diferentes de visualização. Nesse tipo de situação, precisamos usar múltiplos conjuntos de planos ou partir para vegetação em 3d.

A vegetação em 3d possui um grande problema que é o motivo que faz com que o método não seja usado pela maioria dos artistas. Essa vegetação é formada por polígonos em 3d, que por sinal são repletos de faces. Uma árvore em 3d pode facilmente ser composta por dezenas de milhares de polígonos. Como uma cena geralmente é composta por diversas árvores, fica fácil perceber o motivo que faz esse tipo de objeto 3d ser pesado a ponto de inviabilizar a edição de cenas na viewport de softwares 3d.

Para quem usa o 3dsmax e renderiza as suas cenas com o V-Ray, encontrei um conjunto bem interessante de modelos 3d representando árvores sendo oferecida pelo Viz-World. O download pode ser realizado mediante o cadastro no site deles, e você terá acesso a um conjunto de 18 árvores otimizadas para uso no 3dsmax e V-Ray.

download árvores para 3dsmax e V-Ray

Mas, existem pontos positivos em usar árvores 3d para projetos de visualização? Claro que sim! Ao usar esse tipo de objeto 3d em projetos você pode:

  • Movimentar a câmera livremente na cena
  • Aproveitar o fato de que os modelos 3d das árvores projetam sombras
  • Usar as árvores como elementos de composição na cena

O simples fato de podermos mover a câmera sem preocupações no projeto já é um grande diferencial.