O Blender é uma ferramenta muito interessante para os profissionais interessados em trabalhar com visualização para arquitetura, pois com a ferramenta é possível trabalhar a parte visual do projeto e com os modelos 3d prontos é possível gerar animações de maneira a exibir ainda mais detalhes dos projetos. O uso de renderizadores avançados com o Blender Cycles ou mesmo o V-Ray com o Blender podem ser fatores decisivos para escolher o software como a principal ferramenta para gerar visualização em arquitetura, mas existe um recurso que poucos conhecem do Blender e que hoje em dia pode ser a diferença para impressionar nas apresentações.

O Blender possui uma Game Engine que não é especialmente direcionada para trabalhos em arquitetura, mas que pode ser muito bem usada por artistas para gerar animações interativas semelhantes a um jogo com excelente qualidade, e permitir que as pessoas caminhem virtualmente pelos seus projetos, transformando a apresentação em arquitetura em algo muito parecido com um jogo.

Quer ver um exemplo desse tipo de apresentação?

Um artista chamado Martin Hedin publicou nos fóruns Blenderartists uma apresentação interativa para arquitetura muito impressionante, que demandou muito tempo de trabalho para ajustar texturas e outros detalhes que atribuem os níveis de realismo necessários para um render em tempo real. A imagem que ilustra esse artigo foi capturada diretamente da aplicação, sendo uma representação fiel do projeto. O ponto negativo desse tipo de projeto é que o mesmo funciona de maneira semelhante a um jogo, ficando a qualidade gráfica atrelada ao poder da sua placa de vídeo.

O projeto foi finalizado no Blender para conseguir a sua natureza interativa, mas ele foi modelado no Microstation que é um software semelhante ao AutoCAD, e depois as texturas foram todas ajustadas no SketchUp. Mas, a melhor parte de todo esse projeto é que podemos fazer o download do arquivo usado na apresentação, inclusive as fontes do Blender diretamente do link que aponta para o fórum! Assim você pode aprender mais sobre como o artista conseguiu desenvolver e configurar todo o projeto.

Aprendendo a criar visualizações interativas para arquitetura com Blender

Ficou interessado em aprender a trabalhar com visualizações interativas para arquitetura com Blender? No EAD – Allan Brito você encontra dois cursos que ajudam a entender melhor o processo necessário para criar aplicações semelhantes a apresentada nesse artigo: