Web-CAD é uma alternativa ao AutoCAD gratuita baseada em HTML5

A maioria das pessoas que trabalha com CAD sabe que encontrar boas alternativas para softwares como o AutoCAD é sempre interessante, pois apesar do software possuir uma boa base de usuários no Brasil, ainda são poucos que trabalham de maneira legalizada com a aplicação. O custo do software ainda é um impeditivo para muita gente que gostaria de trabalhar regularmente com o AutoCAD. A boa notícia é que existem inúmeras opções e alternativas ao AutoCAD como é o caso do excelente e gratuito DraftSight. Os interessados em uma tecnologia que ainda está mostrando do que é capaz, e não tem medo de trabalhar com aplicações Web, pode conferir o Web-CAD.

A proposta do Web-CAD que é um projeto desenvolvido e distribuído de maneira gratuita nesse endereço é oferecer uma opção simples de desenho em CAD, usando a tecnologia do HTML5 e recursos dos modernos navegadores web. O resultado é uma aplicação que funciona diretamente na web e pode ser apenas o primeiro passo para algo mais sofisticado.

Web-CAD alternativa gratuita ao AutoCAD

Essa não é a primeira aplicação CAD baseada em web do mercado, mas é a primeira que é distribuída de maneira gratuita, e pode até mesmo ser usada como base para instalação no seu próprio servidor web. Já pensou adicionar a aplicação no servidor do seu escritório, e trabalhar no seu próprio CAD? Claro que a aplicação ainda é muito simplória, e dificilmente alguém iria desenvolver projetos complexos dentro do Web-CAD.

Mesmo sendo simples, o Web-CAD pode ser interessante para estudantes e acadêmicos da área de computação gráfica que estejam trabalhando nos seus projetos de graduação ou pesquisa. Pois, como a base da aplicação é toda aberta, as pessoas podem consultar o código fonte da aplicação para compreender como a tecnologia HTML5 é usada junto de muito javascript, css e principalmente a tag canvas do HTML5.

Esse é um dos assuntos que ministro nas minhas aulas presenciais sobre multimídia para web em que uso o HTML5, mas apenas com aplicações na construção de interfaces animadas, pois um projeto como a criação de alternativas ao AutoCAD para desenho técnico é algo que iria gerar pânico entre os alunos, e possivelmente até mesmo um motim!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Web-CAD é uma alternativa ao AutoCAD gratuita baseada em HTML5”

  1. Prezado Allan Brito,
    Às vezes a escolha por um software alternativo ao AutoCAD é uma imposição da Instituição de Ensino.
    Onde eu trabalho é política da Instituição utilizar somente softwares livres em seus laboratórios, seja didático ou de pesquisa.
    Embora os alunos reclamem, acabam acostumando com outros softwares similares. Eu uso o Bricsys Cad com licença educacional, portanto, grátis para estudantes e professores.
    Vale a pena experimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *