A concepção de projetos relacionados com visualização exige diversos esforços por parte dos artistas 3d em frentes diferentes como é o caso da modelagem 3d, seleção de texturas e a renderização do ambiente. Mas, ainda existe uma área que é esquecida pela maioria dos artistas, especialmente os menos experientes que é a seleção e adição de pequenos objetos nos cenários, parte fundamental de qualquer visualização. A criação do contexto necessário para determinados ambientes é parte fundamental de qualquer projeto. Por exemplo, já pensou o que seria da visualização de uma cozinha sem a existência dos inúmeros pequenos objetos que fazem parte desse cenário?

Se você nunca pasou para pensar nisso, basta lembrar que precisamos de:

  • Modelos 3d de talheres
  • Modelos 3d de utensílios como liquidificador, microondas e outros
  • Modelos 3d de copos e pratos
  • Modelos 3d de armários

E isso é apenas parte do necessário para montar a visualização. Já pensou ter que modelar tudo isso fora o modelo 3d em si com as paredes, piso e forro? É por esse motivo que sempre gosto de possuir uma boa biblioteca de objetos em 3d para usar nesse tipo de situação. No BlendSwap os usuários do Blender encontram uma série de modelos 3d e projetos que podem ser usados de maneira livre em alguns casos nos seus projetos de visualização.

Um desses projetos é exatamente o modelo 3d de uma cozinha completa com todos os pequenos objetos que fazem parte do projeto, e a melhor parte é que você pode usar esses objetos no seu projeto, desde que respeite a licença creative commons estipulada pelo autor chamado cenobi. Você precisa citar o autor do projeto caso use algum material relacionado a esse projeto em outras cenas.

Já mencionei que o modelo 3d está todo configurado para renderização com o Blender Cycles?

Download gratuito cozinha 3d com Blender

O arquivo é relativamente grande e pode ser copiado de maneira gratuita por usuários registrados no BlendSwap.

Quer saber mais sobre esse tipo de licença creative commons? Recomendo assistir ao sexto episódio do meu videolog em que explico o que é exatamente essa licença creative commons, e quais as implicações disso nos seus projetos. E por falar em videolog, você já está inscrito no meu canal do Youtube? Clique nesse link para se inscrever!