A criação de ambientes realistas envolve uma boa combinação de iluminação, materiais, texturas e principalmente modelos 3d com boa quantidade de detalhes. Esses detalhes podem algumas vezes serem adicionados junto com as texturas, mas as vezes o nível de precisão e qualidade necessária requer até mesmo o uso de técnicas como a escultura digital. É por isso que softwares 3d que suportam escultura são úteis a ponto de permitir transformar um modelo 3d poligonal em algo muito mais orgânico.

Apesar dos softwares 3d oferecerem a possibilidade de trabalhar com a criação desse tipo de objeto detalhado, sempre é importante separar modelos 3d prontos e com boa quantidade de detalhes, para usar em projetos que demandam níveis altos de realismo. Esse é o caso dos downloads que vou recomendar nesse artigo, que devem ajudar muitos artistas 3d. Os profissionais que trabalham com design de interiores, sabem que o diferencial de um bom projeto e também das renderizações está nos detalhes. E o que poderia ser melhor quando representamos um quarto do que possuir modelos 3d de guarda-roupas já com peças de vestuário? Se você ainda não tem um modelo 3d assim, recomendo uma visita a esse endereço para fazer o download gratuito de um guarda-roupa com cabides e vestuário em 3d.

download-gratuito-guarda-roupa-3d.jpg

download-gratuito-guarda-roupa-3d.png

A quantidade de detalhes dos modelos 3d é impressionante, e posso dizer sem sombra de dúvida que esse é um modelo 3d High Poly. Pela minha contagem de polígonos aqui no Blender, o modelo 3d chega a ter quase 1.400.000 faces! A manipulação desse modelo 3d em computadores mais antigos pode ser um grande desafio para a paciência, pois uma simples alteração na viewport pode demandar alguns segundos para atualizar a tela.

Além do modelo 3d do guarda-roupa você ainda pode copiar também um modelo 3d de cama com grande nível de detalhe!

Qual o formato de arquivo em que os modelos 3d estão disponíveis? O primeiro formato que conta inclusive com ajustes de materiais é o “.max” otimizado para renderização com o V-Ray. Mas, para as outras pessoas não usuárias do 3dsmax o artista foi gentil o suficiente para disponibilizar o mesmo modelo 3d em OBJ e FBX. Portanto, os usuários de qualquer software 3d como é o caso do Blender e até mesmo o SketchUp com ajuda de plugins, podem importar sem grandes problemas os arquivos OBJ.