Entre os vários pedidos de cursos que recebo com frequência no EAD – Allan Brito, posso destacar que o relacionado ao uso de materiais e texturas com SketchUp era um dos mais solicitados. Para atender a todos esses pedidos, é com muita satisfação que anuncio hoje a disponibilidade de mais um curso no site, agora o curso sobre materiais e texturas com SketchUp está disponível, e seguindo uma nova política no lançamento dos cursos, já existem 6 aulas de um total de 7 publicadas no site. Sim, praticamente o curso todo já está disponível no lançamento faltando apenas a aula 7 que será publicada na próxima semana.

É devido a essa nova política de lançar os cursos com mais de 70% das aulas disponíveis, que não estou com o mesmo ritmo de lançamentos para os cursos. Por um lado é ruim ter que esperar pelo conteúdo mais completo, mas pelo menos quando o curso estiver aceitando inscrições você poderá assistir diversas aulas!

Curso sobre materiais e texturas com SketchUp

O uso de materiais e texturas é fundamental dentro de qualquer projeto, principalmente se o objetivo é atribuir realismo e contexto aos objetos ou ambientes modelados. No SketchUp existem inúmeras opções relacionadas com materiais e texturas que não são óbvias, como é o caso do mapeamento de superfícies e o aproveitamento de bibliotecas em cenas diferentes. No curso sobre materiais e texturas com SketchUp, os participantes aprendem os truques e procedimentos que podem deixar os ajustes em texturas muito mais rápidos.

Aqui está uma amostra dos títulos de cada aula:

  1. Materiais
  2. Bibliotecas de materiais
  3. Texturas
  4. Mapeamento de texturas
  5. Operações avançadas com texturas
  6. Estilos
  7. Modelagem baseada em texturas

A lista completa das aulas e vídeos estão disponíveis na página de detalhes do curso sobre materiais e texturas com SketchUp, assim como os procedimentos necessários para a inscrição. Esse é um passo importante para dar sequência nos cursos sobre SketchUp como os relacionados com renderização. Por exemplo, ajuda muito preparar os modelos 3d no SketchUp para renderização já com os materiais bem planejados, mesmo que sejam necessários pequenos ajustes no software usado para renderização, como é o caso do Kerkythea.

Ainda hoje deve ser publicada a próxima aula do curso sobre composição e efeitos com Blender!