O Blender está cada dia mais versátil do ponto de vista da renderização realista desde que surgiu o Cycles como uma das melhores novidades em termos de recursos nas frequentes atualizações que o Blender recebe. Mas, apesar de parecer algo recente o Blender conta com um pequeno ecossistema muito poderoso e versátil de renderizadores externos que conseguem atribuir realismo nas mais variadas cenas, como é o caso do YafaRay. Quando comecei a usar o Blender na metade da década passada o ainda YafRay (sem o “a” no meio) era uma das poucas opções que podiam gerar imagens realistas no Blender usando técnicas de iluminação global.

O tempo passou e as coisas evoluiram e tanto o Blender como o YafaRay receberam atualizações significativas, com o Blender passando para a versão 2.5 e o YafRay sofrendo grandes mudanças e ganhando um “a” para diferenciar essas modificações. Hoje a quantidade de usuários do YafaRay é muito menor do que antigamente, e muito disso se deve ao advento do Cycles. Mas, ainda assim é possível recorrer ao YafaRay para gerar imagens realistas e de maneira rápida com o Blender. Quer um exemplo?

Um artista que usa o Blender com o YafaRay chamado Oliver Boscournu montou um pequeno guia gratuito em PDF mostrando todos os passos necessários para gerar um render desse tipo no YafaRay usando o Blender:

Render-YafaRay-Tutorial-500-500

O guia possui apenas 16 páginas mas é muito bem ilustrado e apesar de estar totalmente em inglês, pode ajudar muito os usuários do YafaRay que gostariam de incrementar suas imagens com alguns truques e dicas simples relacionadas com ajustes de materiais, luzes e render.

E posso até afirmar que o guia é útil para usuários que não adotam o YafaRay como renderizador, pois no documento existem detalhes e dicas sobre o uso de algoritmos de renderização e ajustes de materiais que podem ser aproveitados em outros softwares.

Sem mencionar o fato de que no final do PDF o autor ainda passa dicas sobre pós-produção de imagens!

Aprendendo sobre render com Blender

Caso você queira aprender mais sobre renderização com o Blender, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer o Blender Cycles. O YafaRay ainda não faz parte do portfólio de cursos do EAD – Allan Brito, mas no curso sobre renderização avançada com Blender Cycles é possível aprender os passos necessários para criar imagens realistas usando aceleração por GPU.

Confira também os seguintes cursos: