O mercado publicitário é um ávido consumidor de material relacionado com computação gráfica, e o barateamento de softwares e recursos necessários para criar comerciais curtos de 1 ou 2 minutos, faz com que as produtoras e agências invistam forte nessa área. Aqui no Brasil o mercado é bem aquecido e as pessoas que tiverem interesse em trabalhar nesse segmento, não devem ter problemas para encontrar oportunidades. Quer ter uma idéia de como é produzido um desses comerciais?

O pessoal do estúdio Analog trabalhou na produção de um comercial para a marca de relógios Citizen, e usaram muito bem os plugins RayFire e Pflow do 3dsmax que é especializado na fragmentação de objetos usando Rigid Bodies e animação com partículas respectivamente. Esse é o comercial completo:

Para esse tipo de produção, o software geralmente acaba resolvendo muita coisa, mas segundo a descrição do projeto, foram necessários alguns truques e principalmente scripts para conseguir o efeito desejado. Por isso, sempre recomendo para meus alunos estudar a criação de scripts para seus softwares preferidos, pois isso já será um grande diferencial competitivo.

Aqui está um pequeno vídeo com o making of de todo o comercial:

Entre as ferramentas usadas para criar o comercial, o RayFire desempenha papel fundamental no processo, pois é com ele que os usuários do 3dsmax conseguem gerar animações de fragmentação de maneira realista, inclusive com a possibilidade de escolher padrões e formas personalizadas para a quebra dos objetos. O vídeo é bem curto em termos de material de produção, mas serve para demonstrar os princípios básicos da montagem desse tipo de projeto.

Um ponto interessante que você deve observar, é como diversos elementos são renderizados e animados em separado, e depois no estágio da composição os artistas responsáveis para união de todo o processo fazem a sobreposição de todas as camadas, o que resulta no vídeo final do comercial. Esse pequeno detalhe faz com que o material seja útil tanto para usuários do 3dsmax como também para pessoas usando outros softwares como o Blender ou Maya.

Caso você queira aprender um pouco mais sobre o RayFire, já falei sobre ele aqui no Blog.