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Tutorial Blender: Usando a régua 3D para modelagem

Os recursos disponíveis para modelagem 3d com precisão no Blender estão para receber um pequeno upgrade nas próximas versões do software. Está em desenvolvimento nesse momento uma régua 3d que deve ajudar as pessoas que gostam de manter controle absoluto sobre dimensões, ou mesmo precisam ter esse nível de controle, como é o caso dos artistas que trabalham na modelagem para arquitetura ou engenharia.

A régua em si não tem nenhuma pretensão de transformar o Blender em uma ferramenta de CAD, e sim permitir aos usuários que as medidas de determinadas partes dos modelos 3d possam ser lidas de maneira fácil pelos artistas 3d envolvidos na criação dos objetos poligonais. O recurso ainda está em desenvolvimento, mas já pode ser conferido pelas pessoas destemidas e que gostam de viver perigosamente, fazendo uso de versões experimentais do Blender.

Para mostrar o funcionamento da régua, gravei um pequeno tutorial em vídeo:

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Se você quiser testar agora mesmo a régua, já aviso que o recurso não está disponível no Blender 2.66a. É necessário usar versões do Blender com as últimas adições dos desenvolvedores, que podem ser encontradas no Blender Builder, que monta versões de maneira automática com os últimos recursos adicionados ao Blender. Mas, já aviso que essas versões são muito menos estáveis do que o Blender 2.66a!

O uso da régua é bem simples, basta clicar em um determinado ponto e com o botão esquerdo do mouse pressionado esticar a linha da régua para medir os objetos. Com o CTRL é possível usar o snap para ajudar na detecção dos vértices de qualquer objeto. E depois que a régua está pronta, basta clicar sobre a linha para quebrar a mesma e medir ângulos.

Esse recurso será muito útil para os casos em que precisamos manter o controle absoluto sobre dimensões em objetos 3d como na modelagem para arquitetura. Como a régua ainda está em desenvolvimento, é bem provável que com o tempo alguém encontre uma maneira de fazer com que as linhas possam permanecer no modelo 3d como é o caso do Grease Pencil.

Blender para arquitetura

Para as pessoas que ficaram interessadas no uso do Blender para arquitetura, recomendo uma visita aos seguintes cursos do EAD – Allan Brito para conhecer os cursos sobre:

Com os dois cursos você será capaz de criar os modelos 3d e também renderizar imagens realistas usando o Cycles.

2017-04-11T10:24:56+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Fernando 28/03/2013 em 11:15 am

    Olá Alan curti muito esse novo recurso q vc nos apresento, contudo sem ser a parte da angulação que essa sim é um recurso extremamente interessante o que diferenciaria na parte da medida das arestas esse recurso com o “Edge Lenght” ? tem alguma variável q eu não tenha compreendido pelo seu video ?

    abraços

  2. Paulo Washington 28/03/2013 em 2:33 pm

    Muito bom!

  3. Allan Brito 29/03/2013 em 10:23 am

    Oi Fernando,

    A diferença que é o recurso permite medir qualquer distância, e não apenas as arestas. Com o Edge Lenght você necessariamente precisa de uma aresta para tirar a medida.

    Abraços

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