O uso do Blender Cycles para renderizar cenas usando algoritmos avançados dentro do Blender foi uma das adições mais relevantes em termos de recursos do últimos anos. O simples fato de não precisarmos ter que recorrer a softwares externos para gerar imagens usando iluminação global é fator determinante para atrair novos usuários para o software, sem falar na facilidade de uso para quem gostaria de gerar imagens simples. E se já não fosse suficiente apenas oferecer um renderizador poderoso junto com o Blender, o Cycles ainda proporciona para os usuários a possibilidade de trabalhar com render por GPU, usando a tecnologia CUDA da NVidia. Infelizmente o suporte para placas da ATI usando Open CL ainda está em desenvolvimento.

Para quem tem uma placa da NVidia compatível com a tecnologia o recurso é um grande facilitador do ponto de vista da velocidade do render. Ao invés de usar o seu processador com dois ou quatro núcleos para gerar imagens, você pode usar em algumas situações até 2000 núcleos em uma única placa de vídeo compatível.

Mas, será que fica rápido mesmo renderizar usando GPUs? Caso você queira uma comprovação, ou prova irrefutável, é interessante observar essa demonstração de render usando um cenário bem razoável.

No cenário em particular, podemos perceber que a quantidade de objetos na cena é significativa! O autor desse vídeo renderizou a cena usando um sistema com duas GPUs GTX 580 da NVidia e como cada GPU possui 512 núcleos CUDA, o total de núcleos renderizando a imagem é de 1024!

Uma cena como essa levaria muito tempo para ser renderizada apenas usando os núcleos da CPU, e no vídeo podemos perceber que o processo é literalmente realizado em tempo real. É por isso, que sempre recomendo o upgrade dos equipamentos usados para renderizar usando o Blender, para conseguir aproveitar a incrível velocidade proporcionada pelo Cycles quando usado em conjunto com o hardware certo.

Quer aprender mais sobre o Cycles?

E para as pessoas que gostaria de aprender como trabalhar com o Blender Cycles, recomendo uma visita ao curso sobre renderização avançada usando Blender Cycles que ensina exatamente o funcionamento do novo renderizador do Blender. Ao longo do curso você aprender:

  • Configurar a cena para render no Cycles
  • Materiais com Cycles
  • Texturas com Cycles
  • Render de animação com Cycles
  • Iluminação com Cycles
  • Configuração do ambiente com o Cycles