O uso de bibliotecas de móveis e objetos pode agilizar em muito o desenvolvimento de qualquer projeto relacionado com modelagem 3d. Seja um cenário para animações ou mesmo a visualização de ambientes para arquitetura, o fato de não precisarmos modelar todos os móveis do ambiente é um grande facilitador. Mas, o fato de ter os modelos 3d não significa que podemos usar o material sem dores de cabeça relacionados com conversão de dados. Por exemplo, é muito comum encontrar bibliotecas que só disponibilizam material em um formato único de arquivo, e geralmente esse formato é compatível com alguns softwares e complicado de lidar em outros. Por isso, sempre que encontramos uma boa biblioteca de modelos 3d com móveis em múltiplos formatos, é importante guardar o endereço para uso futuro.

Nesse final de semana encontrei uma dessas bibliotecas que são extremamente úteis pelo simples fato de oferecerem variedade e múltiplas opções de download. Estou me referindo ao catálogo da Fritz Hansen que possui vários móveis e objetos de design, disponíveis para download de maneira totalmente gratuita e em formatos como:

  • OBJ
  • 3DS
  • DWG
  • MAX

O simples fato de possuir versões dos modelos 3d em OBJ já permite trabalhar com os modelos 3d em praticamente qualquer software, seja ele o Maya ou Blender. Com os arquivos em OBJ é possível importar os dados com poucos problemas relacionados à conversão do material. A imagem a seguir mostra um exemplo da famosa cadeira Egg importada para dentro do Blender, e pronta para receber materiais e ser renderizada dentro do Cycles.

download-gratuito-moveis-3d-blender-sketchup-autocad

Por falar em materiais e texturas, um dos pontos positivos da coleção de downloads é que podemos copiar também diversas texturas para usar nos modelos 3d, e reproduzir os objetos da maneira como os mesmos são exibidos no catálogo.

E para os puristas, o site oferece também imagens das vistas ortogonais dos móveis e objetos que podem ser usadas como referência para a modelagem 3d! Sim, caso você decida por modelar seus próprios objetos, pode até usar as imagens com dimensões oferecidas pelo site.

Esse é o tipo de recurso que todo o artista 3d deveria ter bem guardado, para quando for necessário aproveitar e rechear os projetos de animação ou visualização com móveis de design com essa qualidade.