Como fazer o download gratuito dos DVDs do Big Buck Bunny?

Os projetos do instituto Blender sempre chamam a atenção pela qualidade do material produzido e também pela sua licença de distribuição ser totalmente aberta, baseada na creative commons. Isso significa dizer que você pode nesse exato momento fazer o download dos projetos, inclusive os arquivos usados na produção para qualquer fim, inclusive o comercial, desde que a fonte do material seja citada. As pessoas que adquirem o DVD diretamente da loja da Fundação Blender conseguem o material de maneira mais rápida e cômoda, inclusive agora eles estão oferecendo o download digital do material, o que deixa a compra um pouco mais barata por evitar a necessidade do envio do DVD.

Outra vantagem desses projetos é que com o tempo você pode fazer o download legalizado das imagens dos DVDs com todo o material. Por exemplo, na página do Big Buck Bunny você consegue encontrar o link direto para download do material dos DVDs. Caso você queira economizar tempo, o download do DVD pode ser feito nesse endereço. Eu pessoalmente possuo os DVDs e posso dizer que eles são fantásticos, e mesmo ainda sendo da já longínqua época do Blender 2.4 o material é muito bom! As entrevistas e vídeos sobre o processo de desenvolvimento da animação são muito inspiradoras para artistas iniciantes e veteranos.

Big Buck Bunny DVD

A minha motivação para publicar esse artigo é o de mostrar que o fato do material ser licenciado em creative commons é algo bem sério, e com o tempo os conteúdos dos projetos são sim disponibilziados para download.

As imagens dos discos apresentam:

  • Animação
  • Frames
  • Storyboard
  • Arquivos das cenas
  • Texturas
  • Sons
  • Música
  • Roteiro
  • Todo o backup da produção

Mas, vale a pena comprar os DVDs mesmo fazendo o download de tudo? Sim, ainda vale a pena adquirir os DVDs. O motivo para entender a importância de adquirir os DVDs é bem simples: os projetos precisam ser financiados. A quantidade de trabalho envolvida na produção dessas animações é gigantesca, e os artistas envolvidos precisam ser pagos e equipamentos atualizados. Só o Big Buck Bunny é estimado em aproximadamente 150.000,00 Euros! Sem a compra dos DVDs os projetos simplesmente vão acabar parando, e o grande impulso que o Blender recebe em termos de ferramentas e opções a cada nova empreitada será encerrado. Entendeu a importância dos DVDs?

Eu tenho todos os DVDs dos projetos do Instituto Blender, inclusive fiz a compra no período de pré-lançamento do material, o que dá direito ao comprador de ter o seu nome incluso nos créditos.

E os outros projetos? Como fazer o download? Ainda não foram lançados links oficiais para download dos outros projetos, mas assim que estiverem disponíveis, aviso aqui no blog.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *