O curso de animação 3d do EAD – Allan Brito está passando por uma grande renovação com novas aulas e outros conteúdos mais “recentes” sendo adicionados gradativamente ao longo das aulas. Mas, o material produzido para o curso antigo ainda é de grande valia, mesmo usando uma interface apenas um pouco defasada em relação do Blender 2.66. É por isso que algumas aulas são apresentadas como conteúdo legado, pois podem ser aproveitadas na íntegra pelos participantes do curso nove. Esse é o caso da aula 08 do novo curso de animação 3d que é uma utilização direta do conteúdo apresentado no antigo curso como sendo a aula 07.

Nessa aula ensino a aplicação dos conteúdos abordados nos vídeos anteriores como:

  • Hierarquias
  • Constraints
  • Keyframes
  • Controles de animação
  • Drivers

Os temas são explicados com base na aplicação prática de uma situação muito comum em animação que é a conexão dinâmica entre objetos diferentes. Por exemplo, um personagem que eventualmente precisa “pegar” outro objeto com as mãos. Como resolver isso? É exatamente esse o exercício apresentado nessa aula.

curso-animacao-aula-08

Mesmo o vídeo tendo sido gravado com o Blender 2.5 é possível usar na versão 2.6? É perfeitamente possível sim! Todos os recursos e painéis usados no exercício permaneceram inalterados entre as versões usadas no exercício, o que me fez optar pelo uso da aula legada. Na própria aula você encontra um aviso sobre o tema, indicado que o material é proveniente do curso antigo, assim como aconteceu antes com o curso sobre modelagem poligonal com Blender quando o mesmo também foi reformulado.

E não deixe de conferir também o novo conteúdo da aula 07 que aborda o funcionamento dos Shape Keys e também dos drivers! O material dessa aula é novo, inclusive apresentando exemplos de animação facial com Shape Keys.

curso-animacao-aula-07

Como se inscrever no curso?

Para se inscrever no curso sobre animação 3d com Blender online do EAD – Allan Brito, você deve visitar a página de detalhes do curso e usar o botão de inscrição localizado naquela página. E não esqueça que é possível fazer a inscrição com desconto nos cursos, quando você opta por se inscrever em mais de um curso ao mesmo tempo, usando as opções disponíveis nessa lista com os links para os descontos.