Visualização urbana com Blender renderizada no Cycles

A visualização de cenários urbanos pode facilmente se transformar em um grande transtorno para qualquer artista 3d, pelo simples fato desse tipo de cenário geralmente ser grande no que se refere a escala dos objetos e ambientes. E se você não tiver o hardware adequado a coisa pode ser complicar ainda mais no momento da renderização. Mas, com o advento dos renderizadores que suportam GPU para acelerar a criação de imagens a coisa está relativamente mais simples, e agora com computadores “medianos” podemos reduzir o tempo de render para projetos desse tipo de dias para horas!

Esse é o caso de mais um projeto de visualização urbana com o Blender publicado nos fóruns Blenderartists pelo artista Drabson, em que o mesmo divulga diversas imagens modeladas com o Blender e renderizada com o Cycles usando uma GeForce GTX 460. O artista descreve nos comentários das imagens que algumas delas levaram de 2 a 3 horas de render. Aqui estão apenas duas das imagens publicadas no fórum:

blender-espaco-urbano-01.jpg

blender-espaco-urbano-02.jpg

Caso você visite o fórum será possível conferir mais imagens desse mesmo projeto, que mostra muito bem a capacidade do Blender para gerar esse tipo de cenário complexo nas mãos de um artista talentoso e com o hardware certo para gerar as imagens. Você pode perceber que a placa de vídeo usada sequer é das mais recentes na linha GeForce, mas conseguiu gerar as imagens sem grandes problemas. O tempo de render por imagem é aceitável.

É muito gratificante perceber que podemos recorrer ao Blender para gerar cenários desse tipo e renderizar imagens em períodos de tempo na escala de horas!

Claro que o software apenas não resolve tudo, é necessário um pouco de habilidade artística e o Drabson mostra que possui essa qualidade nas imagens.

Modelagem para arquitetura e render com Cycles no Blender

Quer aprender a modelar para arquitetura e renderizar seus projetos usando o Blender Cycles? Aproveite para realizar a sua inscrição usando os Combos do novo EAD – Allan Brito. Ao realizar a inscrição nos dois cursos você recebe um desconto no valor. E para melhorar ainda mais, você também pode usar o cupom NOVOEADALLANBRITO e receber um desconto adicional de 20% no valor das inscrições.

O cupom só é válido até 30/06/2013.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Visualização urbana com Blender renderizada no Cycles”

  1. Show de Bola!!!
    Comprei um note porém com placa da AMD, pois não tinha note com placa Nvidia no Brasil com preço acessível que não fosse uma BAREBONE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *