A visualização de cenários urbanos pode facilmente se transformar em um grande transtorno para qualquer artista 3d, pelo simples fato desse tipo de cenário geralmente ser grande no que se refere a escala dos objetos e ambientes. E se você não tiver o hardware adequado a coisa pode ser complicar ainda mais no momento da renderização. Mas, com o advento dos renderizadores que suportam GPU para acelerar a criação de imagens a coisa está relativamente mais simples, e agora com computadores “medianos” podemos reduzir o tempo de render para projetos desse tipo de dias para horas!

Esse é o caso de mais um projeto de visualização urbana com o Blender publicado nos fóruns Blenderartists pelo artista Drabson, em que o mesmo divulga diversas imagens modeladas com o Blender e renderizada com o Cycles usando uma GeForce GTX 460. O artista descreve nos comentários das imagens que algumas delas levaram de 2 a 3 horas de render. Aqui estão apenas duas das imagens publicadas no fórum:

blender-espaco-urbano-01.jpg

blender-espaco-urbano-02.jpg

Caso você visite o fórum será possível conferir mais imagens desse mesmo projeto, que mostra muito bem a capacidade do Blender para gerar esse tipo de cenário complexo nas mãos de um artista talentoso e com o hardware certo para gerar as imagens. Você pode perceber que a placa de vídeo usada sequer é das mais recentes na linha GeForce, mas conseguiu gerar as imagens sem grandes problemas. O tempo de render por imagem é aceitável.

É muito gratificante perceber que podemos recorrer ao Blender para gerar cenários desse tipo e renderizar imagens em períodos de tempo na escala de horas!

Claro que o software apenas não resolve tudo, é necessário um pouco de habilidade artística e o Drabson mostra que possui essa qualidade nas imagens.

Modelagem para arquitetura e render com Cycles no Blender

Quer aprender a modelar para arquitetura e renderizar seus projetos usando o Blender Cycles? Aproveite para realizar a sua inscrição usando os Combos do novo EAD – Allan Brito. Ao realizar a inscrição nos dois cursos você recebe um desconto no valor. E para melhorar ainda mais, você também pode usar o cupom NOVOEADALLANBRITO e receber um desconto adicional de 20% no valor das inscrições.

O cupom só é válido até 30/06/2013.