O Blender é uma ferramenta extremamente versátil do ponto de vista da produção de material, pois podemos criar imagens estáticas e animações como a maioria das suítes 3d, e também desenvolver jogos 3d usando a sua game engine integrada! Sim, você pode desenvolver jogos inteiros usando a game engine integrada com base apenas nos chamados blocos de lógica que são um recurso de criação voltado para jogos totalmente visual. Isso significa dizer que você pode criar jogos sem a necessidade de programação. O curso sobre produção de jogos com Blender do EAD – Allan Brito aborda exatamente esse tipo de criação com o Blender.

Uma das grandes dúvidas sobre a produção de jogos com o Blender, é sobre a comercialização desse tipo de conteúdo. Você pode vender jogos com o Blender? A resposta é sim! O problema acontece com os arquivos “.blend” que são distribuídos junto com os jogos, pois eles acabam indo totalmente abertos e podem ser acessados por qualquer pessoa, inclusive para consulta das soluções encontradas dentro dos jogos na parte lógica, texturas, modelos 3d e outras coisas. Como proteger esse trabalho?

É exatamente esse o tema da aula 09 do curso sobre produção de jogos, que é um complemento extra ao material do curso e foi produzida a pedido dos participantes do curso. Nessa aula você aprende a usar o utilitário chamado BPPlayer que criptografa o conteúdo dos arquivos do Blender, sem modificar necessariamente o código fonte do Blender e portanto, não fere a licença GPL.

blender-bpplayer.jpg

Na aula você aprende a usar o BPPlayer e a tratar os arquivos dos seus jogos de maneira a distribuir os mesmos de maneira segura, e protegendo o trabalho de quem desenvolveu o jogo como um todo.

Você pode até mesmo criptografar projetos compostos por múltiplos arquivos no Blender, o que ajuda muito os desenvolvedores de jogos que quiserem apostar no Blender como plataforma.

Ficou interessado no curso? Não esqueça que durante o mês de Junho você pode fazer a inscrição em qualquer curso do EAD – Allan Brito com desconto, usando o cupom NOVOEADALLANBRITO no ato da inscrição, você recebe o desconto de 20% sobre o valor de qualquer curso ou combo. Esse cupom é válido até 30/06/13.