A escultura digital desempenha papel fundamental em qualquer processo de criação envolvendo personagens virtuais, pois é apenas com a escultura que conseguimos atingir níveis de detalhamento e qualidade realistas, exigidos para a maioria dos projetos envolvendo jogos ou mesmo animações para cinema e televisão. É perfeitamente possível criar personagens apenas com o uso de modelagem poligonal, mas o nível de detalhes que podemos gerar apenas com polígonos é bem limitado, e acaba demandando muito tempo dos artistas para gerar topologia que é facilmente criada usando escultura.

O ponto negativo da escultura é que ela exige dos artistas 3d um nível de prática bem diferente, que está mais relacionada a parte artística do que técnica na modelagem. Esse é o desafio que muitos acabam encontrando quando começam a se aventurar na escultura. Mas, um bom ponto de partida para os estudos envolvendo a escultura digital é a observação criteriosa de modelos 3d esculpidos para jogos e animações, por artistas renomados em grandes produções. Por exemplo, o recém lançado jogo The Last of Us possui um trabalho de arte muito interessante e que preza pelo uso de pequenos detalhes nos modelos 3d. O CG Record compilou uma lista com diversas imagens dos modelos 3d esculpitos para os personagens do jogo.

escultura-the-last-of-us-ps3.jpg

A simples observação desses modelos 3d já mostra algumas informações valiosas sobre como detalhes foram produzidos para esses modelos 3d em particular. Por exemplo, repare nos pequenos planos espalhados por áreas que nas imagens renderizadas estão todas representadas com cabelo. Isso se deve ao fato dos cabelos serem criados com mapas de opacidade, provavelmente para reduzir o consumo de recursos durante o jogo ou render. As partículas são tentadoras nesse tipo de situação, mas o uso de materiais e texturas é muito eficiente.

De maneira geral você não vai aprender a trabalhar com escultura no artigo, mas terá ótimas referências visuais para começar. O mercado de jogos digitais é um voraz consumidor de material produzido por softwares 3d, e esse é um exemplo do que podemos fazer com escultura em jogos.

Quer começar com escultura? Existem inúmeras opções no mercado como o ZBrush ou Mudbox. Os dois são os mais conhecidos nessa área, mas você também pode criar escultura no Blender que é totalmente gratuito.