O estágio da arte conceitual é uma das partes mais importantes de qualquer projeto envolvendo computação gráfica 3d, pois é nesse estágio que podemos planejar e cuidadosamente escolher os recursos necessários para executar qualquer cena animada ou mesmo estática. É por isso que sempre insisto nas minhas aulas e projetos que tenho oportunidade de participar ou orientar, que todo o tempo dedicado na arte conceitual e pré-produção será economizado no momento em que o projeto for executado para valer. Mas, ainda assim muitos artistas iniciantes ainda insistem em partir direto para a produção de animações e imagens, sem nenhum tipo de preparação prévia o que é muito custoso em termos de tempo.

Uma das melhores maneiras de perceber a importância desse tipo de estudo em outras produções é conhecendo o trabalho realizado por grandes produtoras, e sempre que um filme de grande orçamento está para ser lançado temos essas oportunidade, pois são divulgadas diversas imagens promocionais do filme ou animação que ilustram muito bem o trabalho realizado na pré-produção. Esse é o caso do filme Guerra Mundial Z que está para estrear nos cinemas do Brasil no próximo dia 28 de Junho.

O CG Record reuniu várias imagens interessantes do estágio de pré-produção do filme que mostram de maneira clara algumas cenas e pedaços do filme, que depois foram usados para compor as cenas seja usando uma câmera virtual ou então no próprio cenário com Live Action.

arte-conceitual-guerra-mundial-z.jpg

O tema do filme é uma infestação mundial que acaba gerando algo parecido com zumbis! A premissa é muito interessante, mas o que nos interessa mesmo nesse artigo é a parte envolvendo os efeitos e animações do projeto. A primeira coisa que chama a atenção nas imagens é o uso intenso de técnicas e ferramentas para animar multidões, o que é comum nesse tipo de filme. Sem o uso de tecnologia para gerar centenas ou milhares de zumbis como os vistos nas imagens, seria muito complicado reproduzir o efeito com figurantes.

Se você gosta de conhecer os efeitos e os detalhes da pré-produção desse tipo de filme, recomendo muito a visita ao artigo. É apenas um conjunto de imagens do filme na pré-produção, mas vale pelo conhecimento de como são preparadas as cenas com arte conceitual e pré-produção.