A animação 3d envolve grande quantidade de esforço por parte dos artistas envolvidos na produção e também do maquinário responsável pela renderização de todos os frames gerados pelos artistas nos respectivos softwares 3d. Existem algumas técnicas que se aplicadas de maneira correta dentro de softwares como o Blender, podem ajudar de maneira significativa na construção e aproveitamento dos movimentos realizados por objetos e personagens. A chamada animação não-linear é uma técnica poderosa para acelerar a produção de animações e permitir aos artistas 3d o aproveitamento de pequenos blocos de animação diversas vezes dentro de um projeto.

No curso sobre animação 3d com Blender do EAD – Allan Brito você aprende na recém lançada aula 09 a trabalhar com esse tipo de técnica, envolvendo a aplicação da janela NLA Editor e Action Editor, para criar pequenos blocos de animação que podem ser aproveitados múltiplas vezes dentro de um projeto.

Curso de animação 3D com Blender - Aula 09

A aula 09 é mais uma atualização do curso de animação 3D que está sendo reformulado ainda na versão antiga do EAD – Allan Brito, e que nas próximas semanas receberá as suas duas últimas aulas que são respectivamente as aulas 10 e 11.

Nos vídeos das aulas os participantes do curso aprendem a usar o NLA Editor do Blender para criar pequenos blocos que podem ser usados em partes diferentes de uma animação, e a ajustar esses blocos com as propriedades do NLA Editor.

Para demonstrar a versatilidade desse recurso é apresentada a animação de uma decolagem e pouso de um helicóptero totalmente controlada usando o NLA Editor, em que com a criação de 150 frames de animação, podemos replicar o processo e gerar aproximadamente 700 frames com base apenas na utilização desses mesmos blocos várias vezes.

E no encerramento da aula, ainda é apresentado um método para copiar as Actions geradas no NLA Editor usando o Action Editor para outros objetos dentro da cena, facilitando assim a reprodução da animação gerada em um objeto para outros como é o caso das rodas de um carro.

Inscrição no curso sobre animação 3d com Blender

Ficou interessado? Para saber como realizar a sua inscrição, visite a página do curso sobre animação 3d com Blender. O próximo curso a receber atualização no site é o de composição e efeitos com Blender.