Clicky

Produtora de jogos Indie: História da BetaDwarf

A produção de animações e jogos digitais apresentam pontos em comum e também diferenças bem evidentes no seu processo criativo. Entre as semelhanças existentes entre os dois tipos de projetos, posso destacar que a maioria das pessoas acaba subestimando a quantidade de trabalho e dedicação que esse tipo de produto demanda. Posso dizer isso pelas experiências que já tive na produção tanto de animações e jogos, e também no contato direto com alunos de graduação que planejam criar jogos e animações 3d.

A vontade e desejo de criar esses produtos geralmente acaba sendo maior do que a percepção da quantidade de planejamento necessário para finalizar esse tipo de projeto, é por isso que existem tantos jogos e animações que iniciam como boas idéias, mas que nunca são finalizadas.

Esse semana uma história publicada no blog do Unity 3D chamou a minha atenção por mostrar a perseverança de uma pequena produtora de jogos, que nasceu dentro da universidade de Aalborg na Dinamarca. A produtora é a BetaDwarf que era formada inicialmente apenas por alunos da universidade, que chegaram por um breve período de tempo a dormir dentro das instalações da universidade. O breve período de tempo correspondeu a aproximadamente 7 meses!

A história da produtora é muito interessante e pode muito bem servir como inspiração para pessoas interessadas em começar iniciativas semelhantes. O artigo está em inglês, mas com um pouco de paciência ou ajuda do oráculo, você consegue entender o texto caso seu inglês esteja “enferrujado”.

O vídeo a seguir é uma demonstração do primeiro jogo do estúdio chamado de Forced.

Algumas das recomendações que sempre passo para os meus alunos, mas que muitos acabam não seguindo é que planejamento e preparação são o segredo para evitar surpresas nesse tipo de projeto. A idéia principal do projeto é importante, mas o estágio em que você senta na frente do computador para produzir alguma coisa deve fazer parte apenas do processo final de produção! Se for um jogo o game design deve estar totalmente concluído, e para animações o roteiro deve estar finalizado.

A quantidade de material gerado na pré-produção é inversamente proporcional ao número de problemas e prazo necessários para executar o projeto.

Quer começar um projeto de jogos 3d?

O EAD – Allan Brito tem alguns cursos que podem ajudar você na parte técnica relacionada a produção de jogos digitais. Alguns dos cursos são gratuitos e outros demandam inscrição, mas podem muito bem representar o primeiro passo na formulação do seu sistema arsenal de conhecimentos para produzir jogos.

2017-04-11T10:24:52+00:00 By |Jogos Digitais|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário