Blender e Octane render para arquitetura

Blender e Octane render para arquitetura: Painter Loft

Com o surgimento do Blender Cycles uma boa parte dos artistas 3d que utilizam o a ferramenta para trabalhar e criar imagens realistas, parece que esqueceu completamente dos outros renderizadores disponíveis e que funcionam muito bem com o Blender assim como o Cycles. Um desses rencerizadores é o Octane Render que é baseado em física real e aproveita a GPU para acelerar a renderização dos seus projetos. Qual o ponto negativo do Octane Render em relação ao Blender? Algumas pessoas diriam que ele é um produto comercial, e outras que o software não é aberto.

A filosofia e modelo usados no Octane podem não ser as mesmas do Blender, mas a ferramenta tem os seus méritos, e como o renderizador iniciou o seu desenvolvimento muito antes do Cycles, o Octane acaba disponibilizando alguns recursos extras que ainda não estão totalmente implementados no Cycles. Quer ver mais um bom exemplo de material modelado no Blender e renderizado no Octane Render?

O projeto a seguir foi publicado nos fóruns Blenderartists pelo já conhecido artista e usuário do Blender Enrico Cerica, e segundo descrição do próprio autor tudo foi modelado no Blender, e renderizado no Octane.

Blender e Octane render para arquitetura

Para conferir mais imagens do projeto, visite o link que leva até os fóruns Blenderartists e você pode conhecer mais sobre esse projeto que é chamado pelo artista de Painter Loft. Na própria descrição do projeto o Enrico Cerica descreve alguns detalhes interessantes sobre o projeto como o tempo de render para cada imagem, que em média ficou em uma hora e vinte. Mas, algumas imagens mais simples demoraram apenas 20 minutos em resolução 1920 por 1200. As especificações de hardware não foram apresentadas na descrição, mas é possível concluir que o artista ainda usa um par de placas GeForce GTX de acordo com a descrição de outros projetos criados no Blender e renderizados no Octane que ele publicou no mesmo fórum algumas semanas atrás.

Achou interessante o Octane? Um dos pontos negativos do Octane hoje é que o seu plugin de integração com o Blender não está finalizado, e precisamos exportar os modelos 3d do Blender em OBJ para depois importar o material na interface do Octane para edição e renderização. É um contratempo que não está impedindo artistas como o Enrico Cerica de produzir imagens de qualidade.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *