Com o surgimento do Blender Cycles uma boa parte dos artistas 3d que utilizam o a ferramenta para trabalhar e criar imagens realistas, parece que esqueceu completamente dos outros renderizadores disponíveis e que funcionam muito bem com o Blender assim como o Cycles. Um desses rencerizadores é o Octane Render que é baseado em física real e aproveita a GPU para acelerar a renderização dos seus projetos. Qual o ponto negativo do Octane Render em relação ao Blender? Algumas pessoas diriam que ele é um produto comercial, e outras que o software não é aberto.

A filosofia e modelo usados no Octane podem não ser as mesmas do Blender, mas a ferramenta tem os seus méritos, e como o renderizador iniciou o seu desenvolvimento muito antes do Cycles, o Octane acaba disponibilizando alguns recursos extras que ainda não estão totalmente implementados no Cycles. Quer ver mais um bom exemplo de material modelado no Blender e renderizado no Octane Render?

O projeto a seguir foi publicado nos fóruns Blenderartists pelo já conhecido artista e usuário do Blender Enrico Cerica, e segundo descrição do próprio autor tudo foi modelado no Blender, e renderizado no Octane.

Blender e Octane render para arquitetura

Para conferir mais imagens do projeto, visite o link que leva até os fóruns Blenderartists e você pode conhecer mais sobre esse projeto que é chamado pelo artista de Painter Loft. Na própria descrição do projeto o Enrico Cerica descreve alguns detalhes interessantes sobre o projeto como o tempo de render para cada imagem, que em média ficou em uma hora e vinte. Mas, algumas imagens mais simples demoraram apenas 20 minutos em resolução 1920 por 1200. As especificações de hardware não foram apresentadas na descrição, mas é possível concluir que o artista ainda usa um par de placas GeForce GTX de acordo com a descrição de outros projetos criados no Blender e renderizados no Octane que ele publicou no mesmo fórum algumas semanas atrás.

Achou interessante o Octane? Um dos pontos negativos do Octane hoje é que o seu plugin de integração com o Blender não está finalizado, e precisamos exportar os modelos 3d do Blender em OBJ para depois importar o material na interface do Octane para edição e renderização. É um contratempo que não está impedindo artistas como o Enrico Cerica de produzir imagens de qualidade.