Os jogos digitais são conhecidos também como animações interativos e assim como acontece com as animações, a produção de qualquer jogo seria prejudicada sem o uso de sons e efeitos que possam ambientar a produção dentro de determinados contextos. É por isso que sempre tenho a mão uma boa biblioteca de efeitos sonoros, tanto gratuitos como pagos. Essa semana estava lendo as mensagens nos fóruns Blenderartists e encontrei o link para uma biblioteca gratuita de efeitos sonoros para jogos licenciada usando creative commons que pode ser muito útil para qualquer artista!

Biblioteca gratuita de efeitos sonoros

A biblioteca gratuita de efeitos sonoros pode ser copiada de maneira totalmente gratuita no Freesound.org que é uma das maiores bases de dados com arquivos e sons gratuitos para download. O único inconveniente, se é que existe algum nesse tipo de situação, é que você precisar se cadastrar no site para ter acesso aos arquivos da biblioteca. Mas, depois de realizar o cadastro você pode copiar os arquivos de maneira individual, ou então aproveitar o link para o pacote completo e fazer o download da biblioteca gratuita de efeitos sonoros na íntegra.

Biblioteca gratuita de efeitos sonoros

A biblioteca é grande? No total existem 23 arquivos na lista de efeitos sonoros disponíveis para download, pelo menos no momento em que estou escrevendo esse artigo. E como os efeitos foram selecionados, segundo o autor da biblioteca, para um jogo em particular que pelo visto é de tiro com sons nas seguintes categorias:

  • Pulo
  • Impacto
  • Pegar munição
  • Ligar elevador
  • Destruição de inimigos

Para alguns dos sons existem variações que podem ser aplicadas ao longo do jogo.

Apesar da biblioteca não abranger muitos temas e situações, é sempre importante reunir esse tipo de recurso para quando você precisar criar aquele projeto de animação ou jogo mesmo. O material é licenciado em creative commons por atribuição, então você deve obrigatoriamente citar o autor caso use algum desses sons.

Editando e modificando os sons

A minha recomendação para modificar os sons é com o uso do Audacity, que é um software gratuito especializado na manipulação e tratamento de sons como esses disponíveis na biblioteca gratuita de efeitos sonoros. Você até pode aprender a usar o software no curso básico gratuito de Audacity disponível no EAD – Allan Brito.