A impressão 3D é um dos grandes chamarizes para muitas pessoas começarem a usar softwares 3d para criar ou manipular os modelos 3d necessários para usar nas impressoras 3d. E qual seria o melhor software para editar modelos 3d para impressão? Existem muitas opções para criar modelos 3d para impressão, mas entre todos eles o Blender possui uma grande vantagem entre os potenciais softwares devido a sua acessibilidade! Você quer imprimir em 3d? É só fazer o download do Blender que é totalmente gratuito e começar a fazer objetos para mandar para impressoras 3d.

Entre as áreas que podem aproveitar muito a revolução da impressão 3d está a arquitetura, pois assim como a maioria dos arquitetos ou pessoas que trabalham com projetos sabem, é preciso criar eventualmente modelos físicos dos projetos para explicar melhor um projeto. Já pensou imprimir em 3d a sua maquete?

Impressão 3D para arquitetura com Blender

Impressão 3d para arquitetura com Blender

Um exemplo de como a impressão 3d para arquitetura pode revolucionar a acelerar o processo de produção desse tipo de material pode ser conferido no vídeo a seguir, em que o arquiteto e usuário do Blender Matthieu Dupont mostra como é possível criar no Blender o modelo 3d, e depois imprimir o mesmo em 3d.

O projeto é bem conceitual e cheio formas orgânicas, e seria um verdadeiro desafio criar um modelo físico do projeto. Mas, a impressora 3d acaba fazendo toda a parte complexa e aposto que o artista não precisou sujar as mãos com cola ou então cortar os dedos para criar essa maquete. Se você já teve que criar alguma maquete sabe do que estou falando!

Quer começar a criar esses modelos em 3d? O Blender é totalmente gratuito e permite que você até mesmo prepare os objetos para impressão em 3d com o uso de um Addon próprio para isso, que pode ser copiado também de maneira gratuita nesse endereço.

Aprendendo modelagem 3d com Blender

E para criar modelos 3d mais complexos com o Blender, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para aprender com o curso básico de Blender, que também é gratuito. Quer desenvolver ainda mais as habilidades com o Blender? Então recomendo visitar um desses cursos: