A modelagem 3d com o SketchUp é algo relativamente simples de executar depois que você aprende os procedimentos e técnicas básicas do software, sendo algo muito mais intuitivo do que outros softwares 3d baseados totalmente na construção de polígonos. É impressionante como podemos criar cenários complexos de maneira extremamente rápida com o SketchUp se conhecermos bem o software. Esse é um dos motivos que fazem até mesmo estúdios de jogos digitais aderirem ao SketchUp como ferramenta 3d para criar cenários e modelos 3d para jogos de maneira rápida. Mas, o seu uso principal ainda é o mercado de arquitetura. Nesse tutorial de modelagem com SketchUp que apresendo nesse artigo você aprende a criar um conjunto simples de cadeiras e mesa com o SketchUp.

Tutorial de modelagem com SketchUp

Tutorial de modelagem com SketchUp

O tutorial é simples de executar e o resultado obtido com a modelagem é também bem simplória em relação a sua forma principal. O objetivo é exatamente o de construir um pequeno bloco que possa ser aproveitado em futuros projetos de modelagem com o SketchUp. No tutorial de modelagem com SketchUp a autora mostra como é possível usar o SketchUp para criar seis cadeiras e uma mesa de jantar. E para fazer isso é preciso conhecer alguns conceitos básicos de modelagem com SketchUp.

Ao longo do vídeo a autora do tutorial de modelagem com SketchUp apresenta ferramentas como o follow me que na interface do SketchUp em português foi traduzido para siga-me. Sim, é um tutorial de modelagem com SketchUp básico e não apresenta nada de novo para usuários que já conheçam o software.

O SketchUp possui uma versão gratuita distribuída no modelo freeware e pode ser copiada de maneira gratuita nesse endereço. Para fazer o download de mais blocos como os apresentados nesse tutorial de modelagem com SketchUp é interessante visitar também a 3D Warehouse, e encontrar modelos 3d gratuitos para download.

Aprendendo mais sobre o SketchUp

Quer aprender mais sobre o SketchUp? O curso básico de SketchUp do EAD – Allan Brito é narrado em português e totalmente gratuito. Caso você queira expandir os seus conhecimentos em relação ao SketchUp é possível ainda estudar com os seguintes cursos do EAD – Allan Brito: