A renderização é um dos estágios mais delicados de qualquer projeto envolvendo modelagem 3d, pois muitas vezes é possível salvar o projeto com os ajustes certos na renderização ou então estragar a modelagem com um conjunto ruim de iluminação, materiais e render. É por isso que muitos artistas 3d recorrem ao uso de renderizadores baseados em física real, usando algoritmos como o Path Tracing que oferecem grande qualidade de iluminação e realismo, sempre cobrando um alto preço em termos de processamento da imagem. Mas, a alta demanda de processamento pode ser compensada hoje em dia com o uso das GPUs dos computadores para acelerar o processo de renderização. A renderização com Maya não é diferente, e apesar do software possuir de maneira nativa um poderoso render que é o mental ray, diversos artistas recorrem a soluções com o Octane Render.

Renderização com Maya

Renderização com Maya: Usando o Octane Render

Já faz um bom tempo que não escrevo absolutamente nada sobre o Maya aqui no blog, e depois que encontrei um vídeo mostrando o processo de configuração usado por um artista para configurar o Octane Render no Maya, passando por aspectos como iluminação e materiais, achei que valeria a pena fazer um artigo sobre o assunto.

O vídeo é bem longo passando de uma hora de duração, e o conteúdo apresentado no material é muito interessante pelas dicas passadas pelo autor e também o modelo 3d usado como exemplo que recebe diversos ajustes de materiais diretamente da interface do Maya. O Octane Render tem um plugin que permite a integração perfeita com o Maya, facilitando a criação de um processo automatizado de render.

A renderização com Maya acelerada por GPU como é o caso do Octane pode trazer vários benefícios em termos de produtividade para qualquer artista 3d, pois as imagens com qualidade fotográfica são geradas com muito menos tempo de espera.

Se você é usuário do Maya e gostaria de outra opção de renderização diferente do mental ray e que não custasse uma fortuna, é interessante considerar o Octane Render. Ainda é possível escolher outras opções como o V-Ray, mas o custo para usar o software é muito alto.