Concurso de renderização com YafaRay: Arquitetura vanguardista

Uma das coisas que todos os artistas 3d ou pessoas interessadas em desenvolver habilidades relacionadas com modelagem 3d, render e animação precisam fazer para desenvolver as suas capacidades deve fazer é praticar, e quando você tem um bom motivo para começar a estudar e direcionar os seus esforços os resultados aparecem mais rápido. É por isso que sempre acho válido participar de concursos e desafios que limitam o seu trabalho em apenas um tema, e oferecem além da glória e mérito de ter vencido o desafio, alguns prêmios no meio do caminho.

Os desenvolvedores do YafaRay que é um renderizador de código aberto que funciona muito bem com o Blender, anunciaram algumas semanas atrás o seu mais novo desafio chamado de YafaRay Summer Contest 2013 – Vanguardist Architecture, que em tradução livre seria algo como o Concurso de versão 2013 do YafaRay – Arquitetura Vanguardista.

Concurso de renderização com YafaRay: Arquitetura vanguardista

O tema do concurso, evidentemente, é arquitetura vanguardista e em poucas palavras isso significa dizer que os organizadores esperam os projetos e estruturas futuristas e modelagens 3d que se encaixem perfeitamente dentro do contexto da vanguarda. Quer participar? Recomendo observar as obras de arquitetos como Santiago Calatrava que representam muito bem o conceito de arquitetura de vanguarda com formas ousadas e futuristas.

Quais as regras e prêmios? Você pode conferir as regras e prêmios do concurso nesse endereço, e a lista com os prêmios oferecidos para os primeiros lugares. Já para adiantar, o primeiro lugar recebe dois itens da loja do Blender, ou então dois itens como livros e DVDs da Amazon.

O software de modelagem 3d usado no projeto pode ser qualquer um, mas obrigatoriamente o YafaRay deve ser usado para renderizar a cena. É permitido fazer pós-produção das imagens mas apenas para fins de composição e não correção de elementos do render.

O YafaRay é um dos renderizadores externos que melhor funciona com o Blender, mas que está perdendo espaço desde que o Cycles foi lançado e hoje é usado por usuários que procuram compatibilidade legada de projetos antigos, como é o meu caso, e por pessoas que procuram mais recursos que o Cycles ainda não oferece. O renderizador é muito bom e tem excelente histórico com o Blender desde a época em que se chamada YafRay, sem o “a” no meio.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *