Escultura com ZBrush: Personagens de Dragon Ball Z

A participação em concursos e desafios é sempre algo que recomendo para meus alunos e principalmente para as pessoas que gostariam de adquirir mais prática em determinadas áreas do conhecimento relacionado com computação gráfica 3D. Mas, alguns concursos valem apenas pelo tema e arte produzida. Como na maioria dos casos em que arte está envolvida, a apreciação e observação do material é uma atividade que deve ser considerada. Esse é o caso de um concurso que conheci no início dessa semana e que está acontecendo nos fóruns do ZBrush, e o tema é algo bem peculiar para os fãs de animes: Dragon Ball Z! Sim, o desafio do concurso é simplesmente esculpir personagens do Dragon Ball Z, e existem algumas imagens fantásticas na página do concurso.

Quando o assunto é escultura digital com personagens como os do Dragon Ball Z que foram criados e concebidos em uma época bem diferente da que temos hoje, em termos de desenvolvimento artístico digital é até estranho visualizar os personagens com feições mais realistas. A seguir selecionei duas imagens que mostram bem o que está aparecendo no concurso.

escultura-zbrush-dragon-ball-z-01.jpg

Artista: Bruno Camara

escultura-zbrush-dragon-ball-z-02.jpg

Artista: polydrawer

O resultado desses estudos é uma mistura da capacidade que a escultura digital possui hoje de mostrar e criar modelos 3d com quantidades absurdamente altas de detalhe e realismo, e nas mãos de um artista habilidoso é possível trabalhar muito bem com esse tipo de modelagem. A escultura é o método padrão usado pela maioria das produções que envolvem design de personagens para fazer testes de conceito. Até alguns anos atrás ainda eram feitas esculturas em argila, para depois passar isso em scanners a laser que transportavam a informação para softwares 3d.

Você vai conseguir fazer o download de algum dos modelos 3d esculpidos com o ZBrush? O concurso não obriga os artistas a publicar os arquivos usados para criar as esculturas, mas até agora não encontrei nenhum artista que tenha divulgado o arquivo fonte do ZBrush, mas nunca se sabe.

Esse é o tipo de recurso que não tem relação técnica e sim artística com o ambiente da computação gráfica, e recomendo a todos os interessados em design de personagens, pelo menos uma visita rápida ao tópico do fórum para conferir algumas das imagens. Para os fãs de Dragon Ball Z a visita é obrigatória!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Escultura com ZBrush: Personagens de Dragon Ball Z”

  1. Show de bola, ficaram muito perfeitas.
    Bem que poderia haver um curso de zbrush no ead.

  2. É incrível ver nossos ídolos de infância serem representados de forma tão realista.

  3. voces fazem essa escultura na forma fisica? eu queria muito uma dessa, se voces podesem me ajudar eu gostaria, e se voces n fazem poderia me indicar alguem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *