História da composição em vídeo – Documentário gratuito

O trabalho com composição para cinema e vídeo exige de qualquer artista ou profissional envolvido o conhecimento relativo ao uso das famosas telas verdes, usadas para criar composições em inúmeras maneiras com múltiplos elementos de vídeo e fotografia. Já faz muito desde que a técnica estava restrita apenas as grandes produções devido a sofisticação do professo e custo dos equipamentos envolvidos. Hoje em dia é muito fácil trabalhar com composições usando tela verde na maioria dos softwares que trabalham com manipulação de vídeo, e existem até mesmo opções gratuitas como é o caso do Blender que também permite o uso de composição com telas verdes, conhecida “popularmente” como Chroma Key.

História da composição em vídeo (Chroma Key)

História da composição em vídeo (Chroma Key)

Mas, como tudo isso começou? Esse artigo não vai detalhar o processo necessário para criar composições usando Chroma Key ou indicar tutoriais que falem a respeito da técnica. O objetivo é apresentar um pequeno documentário em vídeo que mostra como tudo começou, e que representa uma referência fantástica para estudantes de graduação, interessados em referências sobre como a técnica começou a ser usada no cinema.

Como você pode perceber depois de assistir ao vídeo, o processo começou com técnicas avançadas e revolucionárias para a época em que surgiram, mas com o tempo o processo foi evoluindo até o ponto em que estamos hoje no cinema. A técnica está sofisticada ao ponto de ficarmos achando que o material produzido antigamente chega a beira do amadorismo. É importante lembrar que muito do que era produzido antigamente dependia apenas de truques praticamente manuais, para separação do fundo e material filmado.

Os computadores só entraram no processo vários anos depois, e hoje são parte fundamental de qualquer produção.

Aprendendo a trabalhar com composição

Se você gostou do processo apresentado no vídeo, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para aprender a trabalhar com softwares próprios para composição. Existem cursos de After Effects, sendo ele uma das ferramentas mais usadas para composição em vídeo com opções avançadas para manipulação de telas verdes.

O outro curso é o de composição e efeitos com Blender, que apresenta técnicas e ferramentas para integrar material 3d em vídeo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 comentários sobre “História da composição em vídeo – Documentário gratuito”

  1. A cada artigo que leio sobre o Blender, fico mais apaixonado por este software. A pergunta que devemos fazer é: – O que “NÃO” conseguimos fazer com ele? Talvez a única coisa que falta é alguma ferramenta que possamos mesclar animações e efeitos com cenas filmadas. Ou é possível e eu não estou sabendo??? Muito bom o artigo. Leitura obrigatória para todos amantes de CG.

  2. Muito bom….depois que o site foi alterado o layout as novidades vem constantes. Parabéns Allan Brito.]
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e passar um link pra você verificar http://www.emirage.org/category/free-stuff/. Tem vídeos e arquivos para downloads, dai você compartilha com a galera, talvez você já conheça.

    Obrigado

  3. Allan,
    sempre tive vontade de aprender mais sobre composições de vídeo!
    Hoje em dia, o tipo de composição que faço é bem primária em virtude de não ter a necessidade obrigatória de uma composição mais elaborada, porém, o objetivo é aumentar cada vez mais o nível dos trabalhos.

    Nesse sentido, qual o melhor software para composição? After Effects ou Premiere?
    Qual a diferença entre os dois, no sentido de qual tipo de projeto um é mais adequado que o outro??

    Parabéns pelas ótimas postagens!
    abraço!

  4. Oi Tiago,

    O Premiere é focado na montagem do vídeo, enquanto o After é realmente o software com foco em composição e efeitos.

    Abraços

  5. Oi Edwardson,

    Acabei de ver! Já conhecia o trabalho do eMirage. Já tinha publicado material deles no Blender 3D architect, mas ainda não coloquei aqui no blog. Vou colocar na lista de tópicos. Obrigado pela dica.

  6. Muito bom, impressionante como a composição de vídeo evoluiu com o tempo.

  7. sou seu fá e aprendi muito co vc gostaria de saber como utiliza este conhecimento no second life que a plataforma de jogo de eu faço parte e esto montando uma empresa dentro do jogo vc pode me ajudar.

  8. Alan apenas por curiosidade, gostaria de me aprofundar mais nesse assunto, vc tem outros artigos, livros que vc possa me indicar?
    Muito Obrigado, Excelente site Allan! Sou seu fã desde o tempo do ronca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *