A animação por captura de movimento é uma técnica muito usada em projetos que exigem grande nível de realismo na animação, e principalmente com prazos muito apertados. É perfeitamente possível gerar diversos minutos e até horas de animação com pouco esforço de animadores do ponto de vista da performance dramática, pois é muito provável que esse tipo de interação fique a cargo de atores responsáveis pelos movimentos dos personagens. O único desafio desse tipo de projeto que pode ser a armadilha para qualquer iniciativa procurando reduzir o tempo de produção é o custo! Pois, dependendo da maneira com que seja organizado o projeto, pode acabar sendo muito mais caro realizar a captura de movimento. Entre as áreas que posso destacar para quem procura ingressar nesse tipo de mercado, a captura de movimento para jogos é uma das que mais cresce.

captura de movimento para jogos

Animação por captura de movimento para jogos: The Last of Us

A captura de movimento para jogos é uma das áreas que mais cresce em termos de animação assistida, pois com o uso certo dos equipamentos e estrutura é possível gerar as animações para jogos, usando curtos espaços de tempo. Esse é o motivo que faz com que grandes estúdios recorram ao uso dessa tecnologia para gerar as animações para seus projetos.

Como é o caso do recém lançado jogo The Last of Us, que usou uma evolução da captura de movimento chamada captura de performance. O vídeo a seguir é um exemplo de como esse tipo de captura é realizada, com material efetivamente usado no jogo.

É importante notar que a tecnologia usada para a captura de performance nesse caso parece ser a magnética, que é o sistema mais usado em projetos como esses por gerar poucas distorções nos dados e não sofrer da oclusão dos marcadores. Na captura de performance é aproveitada também a atuação dos atores no processo, o que resulta em carga dramática mais forte dentro da animação, principalmente na parte facial.

Os equipamentos e estrutura usados em animação por captura de movimento para jogos desse porte são muito caros e difíceis de aprender, devido a dificuldade de acesso.

Fica o exemplo de como foram geradas as animações para o jogo The Last of Us.