Clicky

Captura de movimento para jogos: The Last of Us

A animação por captura de movimento é uma técnica muito usada em projetos que exigem grande nível de realismo na animação, e principalmente com prazos muito apertados. É perfeitamente possível gerar diversos minutos e até horas de animação com pouco esforço de animadores do ponto de vista da performance dramática, pois é muito provável que esse tipo de interação fique a cargo de atores responsáveis pelos movimentos dos personagens. O único desafio desse tipo de projeto que pode ser a armadilha para qualquer iniciativa procurando reduzir o tempo de produção é o custo! Pois, dependendo da maneira com que seja organizado o projeto, pode acabar sendo muito mais caro realizar a captura de movimento. Entre as áreas que posso destacar para quem procura ingressar nesse tipo de mercado, a captura de movimento para jogos é uma das que mais cresce.

captura de movimento para jogos

Animação por captura de movimento para jogos: The Last of Us

A captura de movimento para jogos é uma das áreas que mais cresce em termos de animação assistida, pois com o uso certo dos equipamentos e estrutura é possível gerar as animações para jogos, usando curtos espaços de tempo. Esse é o motivo que faz com que grandes estúdios recorram ao uso dessa tecnologia para gerar as animações para seus projetos.

Como é o caso do recém lançado jogo The Last of Us, que usou uma evolução da captura de movimento chamada captura de performance. O vídeo a seguir é um exemplo de como esse tipo de captura é realizada, com material efetivamente usado no jogo.

É importante notar que a tecnologia usada para a captura de performance nesse caso parece ser a magnética, que é o sistema mais usado em projetos como esses por gerar poucas distorções nos dados e não sofrer da oclusão dos marcadores. Na captura de performance é aproveitada também a atuação dos atores no processo, o que resulta em carga dramática mais forte dentro da animação, principalmente na parte facial.

Os equipamentos e estrutura usados em animação por captura de movimento para jogos desse porte são muito caros e difíceis de aprender, devido a dificuldade de acesso.

Fica o exemplo de como foram geradas as animações para o jogo The Last of Us.

2017-04-11T10:24:47+00:00 By |Animação|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Felipe 23/07/2013 em 3:34 pm

    Quais programas que fazer a captura de movimento?

  2. Eliel 24/07/2013 em 11:44 am

    Artigo muito bom! Pirei pq zerei esse jogo! Bom demais!

  3. Cleiton Aquino 25/07/2013 em 12:22 pm

    Um ótimo conteúdo! Está de parabéns!
    Uma dúvida, essa captura de movimentos poder ser usada na nova versão do Blender? Pq foi utilizado na criação do filme mais recente do Blender, uma função parecida. Caso eu esteja enganado, me corrija por favor. Mas se for possível, tem algum tutorial?

    Abraço.

Deixar Um Comentário