Os artistas que trabalham com visualização para arquitetura possuem inúmeras opções no mercado em termos de softwares 3d e renderizadores, que podem muito bem serem aplicados nos seus projetos. Entre as opções usadas em visualização para arquitetura podemos destacar o SketchUp, 3dsmax e outros que suportam renderizadores como o V-Ray. Esses nomes são muito fortes dentro do mercado e conhecidos entre empresas especializadas na visualização para arquitetura. Mas, existe um nome que está ganhando muita força nesses últimos meses, principalmente devido ao surgimento de um renderizador avançado, que alavancou o Blender para o topo da lista de interesse do mercado de visualização para arquitetura.

Visualização para arquitetura

Visualização para arquitetura com Blender

O Blender Cycles trouxe para os artistas e usuários do Blender novas possibilidades de criar imagens realistas adotando técnicas avançadas como o Path Tracing, e principalmente o uso de GPUs para acelerar a renderização. Com isso é possível gerar imagens realistas com tempos de render muito curtos. Mas, melhor do que apenas falar sobre o potencial do Blender é mostrar o que ele pode fazer, e foi exatamente isso que o pessoal do eMirage Studio fez ao montar um vídeo de demonstração do Blender, sendo usado para renderizar e manipular um projeto de visualização para arquitetura de interiores.

O vídeo possui aproximadamente 17 minutos, e está com velocidade levemente acelerada:

É importante notar a velocidade e agilidade com que a cena é renderizada na 3D View do Blender, graças ao uso de GPUs no Cycles para acelerar o processo. O material é apenas mais um exemplo de como pode ser interessante trabalhar com esse tipo de visualização dentro do Blender, adotando o Cycles como render padrão. Você só precisa investir em placas de vídeo da NVidia da linha Geforce ou superior para garantir a velocidade do render.

Esse hoje em dia é o investimento chave para qualquer projeto envolvendo o Blender e o Cycles, pois as placas de vídeo podem reduzir significativamente o tempo de render.

Já falei que o Blender é gratuito?

Aprendendo Blender para arquitetura

E caso seja do seu interesse começar a trabalhar com o Blender para arquitetura, usando material já pronto, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os cursos sobre: