Clicky

Design de cenários com SketchUp: American Idol

O design de cenários para programas de televisão é algo que não está no cotidiano de muitos profissionais envolvidos com projetos, principalmente na área de arquitetura. A demanda no Brasil por cenários grandiosos é resolvida geralmente por profissionais dentro da própria emissora, e o nosso ecossistema de produtoras de conteúdo não é assim rico como nos Estados Unidos, em que as emissoras locais posuem mais autonomia em relação a produção de conteúdos locais. Mas, se você fosse realizar o design de cenários para televisão, qual seria o seu software base para a modelagem e planejamento?

A sua resposta pode ter variado entre muitas alternativas, mas Andy Walmsley escolhe como software base para esse tipo de modelagem o SketchUp.

Design de cenários com SketchUp

Design de cenários com SketchUp

O blog do SketchUp (em inglês) conduziu uma entrevista interessante com Andy Walmsley sobre como o SketchUp foi usado no design de cenários para o programa American Idol e America's Got Talent. Os programas são um tanto quando parecidos, e se apoiam na premissa de que os “calouros” que se apresentam nos respectivos shows possam mostrar um pouco de talento.

Mas, qual o motivo que fez Andy Walmsley escolher o SketchUp para trabalhar com design de cenários? Segundo a entrevista, que pode ser conferida nesse endereço alternativo com a ajuda do Google Translator, o SketchUp apresenta a vantagem de ser muito ágil e simples ao mesmo tempo, possibilitando criar os modelos 3d com grande velocidade e precisão.

A questão dos materiais e ajustes deve ser observada posteriormente quando o projeto executivo do cenário estiver sendo preparado para a construção, mas o SketchUp consegue resolver a parte criativa muito bem. É um excelente exemplo que mostra o SketchUp sendo usado para design de cenários em grandes programas de televisão, grande pela audiência e não pela qualidade.

Aprendendo a usar o SketchUp

Você pode não ter a necessidade de projetar o seu cenário para programas de televisão, mas outras oportunidades envolvendo o Sketchup podem aparecer. Para estar preparado e conhecendo o fundamental do SketchUp, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os cursos online sobre SketchUp que preparam você com as técnicas e ferramentas necessárias para usar o software. Esses são os cursos disponíveis:

2017-04-11T10:24:42+00:00 By |SketchUp|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Edwardson Cruz 30/07/2013 em 8:50 pm

    Muito bom artigo. Parabéns Allan Brito. Daria pra fazer um projeto desses no Sketchup Free e leva-lo pro Blender pra aplicação de materiais e texturas pra renderização com Cycles?

    Abraços

  2. Allan Brito 30/07/2013 em 8:55 pm

    Oi Edwardson,

    Claro que é possível! Já até mostrei esse tipo de procedimento aqui -> http://www.allanbrito.com/2012/10/26/modelagem-3d-no-sketchup-e-renderizacao-no-blender-cycles/

  3. Edwardson Cruz 30/07/2013 em 9:50 pm

    Obrigado caro Allan Brito.

  4. leila boas 12/08/2013 em 3:01 pm

    Ola querido obrigado por enviar assuntos relacionados sobre cenario no meu email lailaburney por favor me add no facebook leila boas artista plastica

Deixar Um Comentário