Design de cenários com SketchUp: American Idol

O design de cenários para programas de televisão é algo que não está no cotidiano de muitos profissionais envolvidos com projetos, principalmente na área de arquitetura. A demanda no Brasil por cenários grandiosos é resolvida geralmente por profissionais dentro da própria emissora, e o nosso ecossistema de produtoras de conteúdo não é assim rico como nos Estados Unidos, em que as emissoras locais posuem mais autonomia em relação a produção de conteúdos locais. Mas, se você fosse realizar o design de cenários para televisão, qual seria o seu software base para a modelagem e planejamento?

A sua resposta pode ter variado entre muitas alternativas, mas Andy Walmsley escolhe como software base para esse tipo de modelagem o SketchUp.

Design de cenários com SketchUp

Design de cenários com SketchUp

O blog do SketchUp (em inglês) conduziu uma entrevista interessante com Andy Walmsley sobre como o SketchUp foi usado no design de cenários para o programa American Idol e America's Got Talent. Os programas são um tanto quando parecidos, e se apoiam na premissa de que os “calouros” que se apresentam nos respectivos shows possam mostrar um pouco de talento.

Mas, qual o motivo que fez Andy Walmsley escolher o SketchUp para trabalhar com design de cenários? Segundo a entrevista, que pode ser conferida nesse endereço alternativo com a ajuda do Google Translator, o SketchUp apresenta a vantagem de ser muito ágil e simples ao mesmo tempo, possibilitando criar os modelos 3d com grande velocidade e precisão.

A questão dos materiais e ajustes deve ser observada posteriormente quando o projeto executivo do cenário estiver sendo preparado para a construção, mas o SketchUp consegue resolver a parte criativa muito bem. É um excelente exemplo que mostra o SketchUp sendo usado para design de cenários em grandes programas de televisão, grande pela audiência e não pela qualidade.

Aprendendo a usar o SketchUp

Você pode não ter a necessidade de projetar o seu cenário para programas de televisão, mas outras oportunidades envolvendo o Sketchup podem aparecer. Para estar preparado e conhecendo o fundamental do SketchUp, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os cursos online sobre SketchUp que preparam você com as técnicas e ferramentas necessárias para usar o software. Esses são os cursos disponíveis:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Design de cenários com SketchUp: American Idol”

  1. Muito bom artigo. Parabéns Allan Brito. Daria pra fazer um projeto desses no Sketchup Free e leva-lo pro Blender pra aplicação de materiais e texturas pra renderização com Cycles?

    Abraços

  2. Ola querido obrigado por enviar assuntos relacionados sobre cenario no meu email lailaburney por favor me add no facebook leila boas artista plastica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *