O design de cenários para programas de televisão é algo que não está no cotidiano de muitos profissionais envolvidos com projetos, principalmente na área de arquitetura. A demanda no Brasil por cenários grandiosos é resolvida geralmente por profissionais dentro da própria emissora, e o nosso ecossistema de produtoras de conteúdo não é assim rico como nos Estados Unidos, em que as emissoras locais posuem mais autonomia em relação a produção de conteúdos locais. Mas, se você fosse realizar o design de cenários para televisão, qual seria o seu software base para a modelagem e planejamento?

A sua resposta pode ter variado entre muitas alternativas, mas Andy Walmsley escolhe como software base para esse tipo de modelagem o SketchUp.

Design de cenários com SketchUp

Design de cenários com SketchUp

O blog do SketchUp (em inglês) conduziu uma entrevista interessante com Andy Walmsley sobre como o SketchUp foi usado no design de cenários para o programa American Idol e America's Got Talent. Os programas são um tanto quando parecidos, e se apoiam na premissa de que os “calouros” que se apresentam nos respectivos shows possam mostrar um pouco de talento.

Mas, qual o motivo que fez Andy Walmsley escolher o SketchUp para trabalhar com design de cenários? Segundo a entrevista, que pode ser conferida nesse endereço alternativo com a ajuda do Google Translator, o SketchUp apresenta a vantagem de ser muito ágil e simples ao mesmo tempo, possibilitando criar os modelos 3d com grande velocidade e precisão.

A questão dos materiais e ajustes deve ser observada posteriormente quando o projeto executivo do cenário estiver sendo preparado para a construção, mas o SketchUp consegue resolver a parte criativa muito bem. É um excelente exemplo que mostra o SketchUp sendo usado para design de cenários em grandes programas de televisão, grande pela audiência e não pela qualidade.

Aprendendo a usar o SketchUp

Você pode não ter a necessidade de projetar o seu cenário para programas de televisão, mas outras oportunidades envolvendo o Sketchup podem aparecer. Para estar preparado e conhecendo o fundamental do SketchUp, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os cursos online sobre SketchUp que preparam você com as técnicas e ferramentas necessárias para usar o software. Esses são os cursos disponíveis: