Clicky

Tutorial 133: Ferramentas de modelagem 3d do Blender 2.68

O Blender 2.68 foi lançado alguns dias atrás e trouxe uma lista de novidades bem mais modesta do que as versões anteriores, focando mais na estabilidade e correção de bugs. Mas, ainda com menor quantidade de adições relacionadas com ferramentas de modelagem 3d, as que foram apresentadas são de grande utilidade e de interesse de todos os artistas que utilizam o software como plataforma de criação. Quais foram essas novidades? Com o objetivo de mostrar as novas ferramentas de modelagem 3d do Blender 2.68, gravei um tutorial em vídeo mostrando algumas dessas ferramentas, que podem não ser assim óbvias para quem analisa a versão nova do Blender pela primeira vez.

Ferramentas de modelagem 3d do Blender 2.68

Ferramentas de modelagem 3d do Blender 2.68

O tutorial possui aproximadamente 18 minutos de duração e mostra como é possível usar as ferramentas de modelagem 3d, sempre fazendo comparação com versões anteriores do Blender, principalmente o 2.67.

Entre novas ferramentas de modelagem do Blender a que mais me agradou foi o Grid Fill, que é sem sombra de dúvidas a melhor opção para construir topologia complexa usando os recursos de modelagem parecidos com o Bridge.

Depois do Grid Fill as opções e modelagem simétrica sem a necessidade de aplicar modificadores com o Mirror também são um dos destaques, e podemos fazer isso de várias formas, seja com o uso da opção X Mirror ou então com o Symmetrize que consegue transformar qualquer malha poligonal em uma estrutura perfeitamente simétrica, bastando para isso apenas escolher a direção dos eixos em que os vértices devem ser manipulados.

Com o Blender 2.68 temos novas opções de manipulação e seleção de vértices com o Connect e também a parte de seleção com o CTRL.

Quer ver como tudo isso funciona? Assista ao vídeo para conferir todas essas novidades, e para fazer o download do Blender é só visitar esse endereço para testar de imediato essas opções.

Já falei que o Blender é totalmente gratuito?

Aprendendo a usar o Blender com cursos online

E para os que gostariam de uma referência completa para usar o Blender desde a modelagem 3d, animação, rigging e produção de jogos é interessante fazer uma visita ao EAD – Allan Brito e conferir alguns dos cursos online de Blender disponíveis para inscrição imediata!

2017-04-11T10:24:42+00:00 By |Blender 3D|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. João Carlos 01/08/2013 em 10:04 am

    Ótimo. gostei muito das novidades.
    Gostaria de saber como se pode conhecer essas novidades quando um novo Blender é lançado. Olhando a página do Blender.org só vejo as indicações dos acréscimos e o número de bugs fixes, mas não vejo onde está o detalhamento dessas alterações. Onde se deve ver isso? Se for uma pergunta motivada por falta de observação mais atenta, peço desculpas, mas gostaria de uma resposta assim mesmo. Obrigado.

  2. Sam Tiago 01/08/2013 em 12:43 pm

    O blender está ficando cada vez melhor.

  3. Silvio 01/08/2013 em 4:30 pm

    Gostaria de saber se posso comprar o guia do usuário como ele está ou se vc pretende fazer atualização.
    valeu!

  4. Chico Crevin 02/08/2013 em 12:17 am

    É sempre bom saber sobre as novidades. Sou da área gráfica e faço ilustrações 2D e estou começando no mundo 3D, e quando tenho tempo dou uma olhada nesse mundo.

  5. Nando080 05/08/2013 em 10:07 am

    Eu ainda fico abismado com o potencial do blender sendo ele um programa tão pequeno, ele é show de bola.

Deixar Um Comentário