O Blender 2.68 foi lançado alguns dias atrás e trouxe uma lista de novidades bem mais modesta do que as versões anteriores, focando mais na estabilidade e correção de bugs. Mas, ainda com menor quantidade de adições relacionadas com ferramentas de modelagem 3d, as que foram apresentadas são de grande utilidade e de interesse de todos os artistas que utilizam o software como plataforma de criação. Quais foram essas novidades? Com o objetivo de mostrar as novas ferramentas de modelagem 3d do Blender 2.68, gravei um tutorial em vídeo mostrando algumas dessas ferramentas, que podem não ser assim óbvias para quem analisa a versão nova do Blender pela primeira vez.

Ferramentas de modelagem 3d do Blender 2.68

Ferramentas de modelagem 3d do Blender 2.68

O tutorial possui aproximadamente 18 minutos de duração e mostra como é possível usar as ferramentas de modelagem 3d, sempre fazendo comparação com versões anteriores do Blender, principalmente o 2.67.

Entre novas ferramentas de modelagem do Blender a que mais me agradou foi o Grid Fill, que é sem sombra de dúvidas a melhor opção para construir topologia complexa usando os recursos de modelagem parecidos com o Bridge.

Depois do Grid Fill as opções e modelagem simétrica sem a necessidade de aplicar modificadores com o Mirror também são um dos destaques, e podemos fazer isso de várias formas, seja com o uso da opção X Mirror ou então com o Symmetrize que consegue transformar qualquer malha poligonal em uma estrutura perfeitamente simétrica, bastando para isso apenas escolher a direção dos eixos em que os vértices devem ser manipulados.

Com o Blender 2.68 temos novas opções de manipulação e seleção de vértices com o Connect e também a parte de seleção com o CTRL.

Quer ver como tudo isso funciona? Assista ao vídeo para conferir todas essas novidades, e para fazer o download do Blender é só visitar esse endereço para testar de imediato essas opções.

Já falei que o Blender é totalmente gratuito?

Aprendendo a usar o Blender com cursos online

E para os que gostariam de uma referência completa para usar o Blender desde a modelagem 3d, animação, rigging e produção de jogos é interessante fazer uma visita ao EAD – Allan Brito e conferir alguns dos cursos online de Blender disponíveis para inscrição imediata!