Uma das melhores maneiras de conhecer a capacidade de um software 3d é consultando o material produzido pelos seus usuários, e os chamados Demo Reels são muito importantes nessa comunicação. O Blender não é diferente e o Demo Reel 2013 do software estava sendo aguardado com muita ansiedade por muitos artistas e usuários, que gostariam de conferir os melhores trabalhos realizados no último ano com o Blender. O objetivo da Demo reel era mostrar para os visitantes da Siggraph 2013 o potencial do Blender como ferramenta de animação, modelagem 3d e principalmente a capacidade em termos de efeitos.

Essa é a demo reel 2013 do Blender, que foi organizada de maneira muito cuidadosa pelo Mike Pan:

Um dos aspectos que você deve considerar em relação a Demo Reel do Blender 2013, é que muitos exemplos apresentados no vídeo utilizam os novos recursos de tracking para integrar material virtual com vídeos. Isso é motivo para que muitas produtoras usem o Blender como base para trabalhar com vídeos voltados para o mercado publicitário, e a quantidade de comerciais existentes no vídeo é evidência clara desse tipo de conteúdo.

Você quer ter uma boa idéia de como o Blender evoluiu ao longo desses últimos anos? Fiz uma compilação dos últimos Demo Reels do Blender desde 2006, para que seja possível comparar a evolução do Blender ao longo desses últimos anos.

Só não consegui localizar de maneira alguma links para os Demo reels de 2008, 2009 e 2010. Se você conhece esses links, indique nos comentários que atualizo o artigo.

A evolução do software ao longo desses últimos anos é mais do que evidente, o que apenas me faz pensar como será que o Blender estará daqui a 5 anos? O desenvolvimento do software é ativo e constante, fazendo com que a cada ano novos recursos sejam adicionados e a cada vez mais seja possível ter acesso a recursos como tracking de câmera de maneira totalmente gratuita. Esse é um dos grandes trunfos do Blender, oferecendo tecnologia de ponta com sustentabilidade, pois o ecossistema criado ao redor do software funciona muito bem para manter o Blender gratuito e sempre atualizado.

E para aprender a usar o software, você pode sempre contar com os cursos do EAD – Allan Brito, inclusive o curso básico gratuito de Blender que pode ser conferido por qualquer pessoa.