A modelagem de personagens 3d é algo que envolve grande parcela de conhecimento em anatomia, e principalmente habilidade do artista envolvido com a manipulação das ferramentas do software 3d usado e também do conceito do personagem. É por isso que sempre recomendo para os meus alunos, seja nos cursos presenciais que ministro ou então nos cursos online, que procurem analizar modelos 3d prontos para conhecer as soluções adotadas por outros artistas. Essa semana encontrei nos fóruns Blenderartists um modelo 3d de personagem feminina gratuito para download, e que pode servir como base de estudos para várias situações.

A personagem tem como objetivo representar uma mulher com aspectos futuristas, e um traje espacial com materiais muito interessantes! O arquivo já seria útil como base de estudos apenas pela parte estética que ficou muito boa, mas as configurações dos materiais no Cycles são destaque também no arquivo.

A seguir uma imagem da personagem renderizada e outra com o modelo 3d aberto no Blender.

Download personagem 3d gratuita

Download personagem 3d gratuita wire

Você vai aprender a modelar personagens depois de fazer o download do arquivo? A resposta é não, mas essa será mais uma referência que pode ser usada com fins de aprendizado.

O aprendizado nesse caso está relacionado com as soluções encontradas pelo autor para organizar a topologia desse modelo 3d, e principalmente, como já comentei anteriormente, os materiais no Cycles. A iluminação do modelo 3d também é interessante para fins de apresentação, mas não é o principal.

Para fazer o download do material será necessário acessar o link que leva até o Google Drive do autor, e o arquivo compartilhado possui apenas algumas pequenas diferenças em relação ao que vemos na imagem de exemplo. Um dos itens removidos foram as partículas representando os cabelos da personagem para facilitar o processo de compartilhamento, mas ainda assim o modelo apresenta muito potencial.

O mais interessante de tudo é que o modelo 3d pode servir tanto para usuários do Blender como para outros softwares, pois é perfeitamente possível exportar a cena para formatos como o OBJ, fazendo o modelo 3d compatível com uma enorme gama de softwares e ferramentas 3d.