O avanço dos renderizadores hoje em dia permite que muitos artistas concentrem esforços em áreas como materiais, composição e textura pois boa parte do trabalho de iluminação e render fica a cargo dos algoritmos e principalmente do hardware usado para processar a cena. É leviano falar que tudo é resolvido apenas com processos automáticos e sem a intervenção do artista, mas é perfeitamente possível hoje conseguir boas imagens do ponto de vista da iluminação com ajustes muito simples na cena. Com o Blender Cycles acontece exatamente esse mesmo tipo de coisa, e os artistas e usuários do Blender estão aproveitando essa oportunidade para gerar imagens de excelente qualidade. O render para arquitetura com Cycles merece destaque nessa leva de imagens.

Render para arquitetura com Blender Cycles

A visualização para arquitetura com Blender é uma das áreas que ganho novo fôlego com o surgimento do Cycles, e com o passar dos meses é cada vez maior a quantidade de projetos exibidos em fóruns e galerias usando o Cycles para representar arquitetura. Esse é o caso do artista lublend que publicou nos fóruns Blenderartist um projeto chamado Musicians lounge room que está nessa categoria de bons exemplos de render para arquitetura com Cycles.

Render para arquitetura com Blender Cycles

A imagem que ilustra esse artigo é apenas uma do conjunto que envolve o projeto como um todo, e recomendo muito a visita no fórum, pois o artista compartilha alguns ajustes dos materiais usados no projeto, o que é fantástico para os interessados em aprender mais sobre render para arquitetura com Blender Cycles.

Um dos pontos interessantes desse projeto é que a imagem possui apenas 1000 samples, o que para o contexto do Cycles é pouco e deveria gerar “artefatos” na imagem. Mas, o autor garante que são apenas 1000 samples por imagem.

Aprendendo Blender e Cycles para arquitetura

O uso do Blender para produzir material para arquitetura pode ser desafiador para quem não conhece o software. No EAD – Allan Brito você encontra dois cursos online que podem ajudar no processo que são:

Esses cursos mostram o que é necessário para começar a trabalhar com modelagem e render no Cycles, inclusive com a parte de materiais e texturas no curso sobre Cycles.