Visualização interativa para arquitetura com Blender

As aplicações que permitem interagir com ambientes 3d em tempo real são uma tendência antiga que está se consolidando cada vez mais como ferramenta para potencializar a venda de produtos, e o uso de visualização interativa para arquitetura está entre os mercados mais promissores. Com a criação de aplicações interativas semelhantes a jogos, é possível oferecer aos potenciais compradores a possibilidade de caminhar e interagir com o ambientes, coisa que imagens estáticas e animações lineares não conseguem. A dificuldade de criar esse tipo de ambiente é exatamente o conhecimento necessário em produzir jogos, que é bem diferente do que estamos acostumados a usar para gerar imagens e renderizações.

Visualização interativa para arquitetura

Com o uso do Blender a coisa pode ficar um pouco mais fácil, pois caso você não saiba o software possui uma game engine integrada a suíte 3D, que permite criar animações interativas e jogos usando apenas os chamados blocos de lógica. E dependendo da complexidade do jogo, você pode criar uma visualização interativa para arquitetura sem a necessidade de nenhum código ou script.

Visualização interativa para arquitetura

Quer um exemplo de como isso pode ser feito? Já mostrei aqui no blog o trabalho do artista Martin Hedin, que acabou de ser atualizado. Ele cria visualização interativa para arquitetura na game engine do Blender, usando texturas geradas diretamente do V-Ray que também é compatível com o Blender. O vídeo a seguir é um exemplo do que o artista é capaz de produzir em termos de visualização interativa para arquitetura no Blender:

Para conhecer mais ainda sobre esse projeto, visite esse endereço nos fóruns Blenderartists e veja imagens e telas capturadas do projeto. Mas, como ele consegue imagens assim com essa qualidade? O segredo está na placa de vídeo que permite níveis de Anti-Aliasing bem altos, valores superiores a 4 e também as texturas. Como é tudo pré-renderizado no V-Ray é possível atribuir excelentes níveis de realismo na visualização interativa para arquitetura gerada com a game engine do Blender.

Como criar visualização interativa para arquitetura?

E para os interessados em criar visualização interativa para arquitetura no Blender, a dica é visitar o EAD – Allan Brito e conferir os seguintes cursos:

Com os dois cursos é possível criar a simulação interativa, e inclusive gerar as texturas com realismo no Cycles. O V-Ray poderia ser usado, mas seria necessário a licença desse renderizador, e com o Cycles podemos reproduzir texturas com o mesmo nível de qualidade.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Visualização interativa para arquitetura com Blender”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *