A maioria das revistas que conhecemos está passando por grandes reformulações no seu modelo editorial e comercial, para garantir seu posicionamento no novo mercado que está se desenhando já faz alguns meses. É praticamente certo que muitas dessas revistas devem desaparecer ou migrarem para outros meios. Um dos motivos por trás dessa mudança é a facilidade com que podemos criar publicações digitais, e distribuir eletronicamente sem a necessidade de intermediários ou caras redes de fornecedores. Esse é o caso da revista gratuita sobre V-Ray que é editada e distribuída pelo ChaosGroup, empresa responsável pelo desenvolvimento do software.

Revista gratuita sobre V-Ray

Depois da Siggraph 2013 foi editada uma edição especial da revista, que para mim pode ser considerada a primeira edição, pois desconheço números anteriores. A revista tem todo o seu conteúdo voltado para usuários e arte produzida com o V-Ray, o que era de se esperar, mas além de apresentar entrevistas e artigos com projetos usando o V-Ray, ainda é possível conferir um pouco sobre como será o aguardado V-Ray 3.0.

Revista gratuita sobre V-Ray

O download da revista pode ser realizado de maneira direta usando esse link. O arquivo PDF possui aproximadamente 30 páginas e contém muito material artístico relacionado com V-Ray.

Para quem não conhece o criador e mentor do V-Ray é uma oportunidade perfeita para conferir a entrevista com Vladimir Koylazov, mais conhecido como Vlado. Ainda me lembro de visitar os fóruns de usuários do V-Ray para procurar informações sobre erros no render, e encontrar respostas aos usuários fornecidas pelo próprio Vlado, o que confere muita segurança para quem está apenas começando a trabalhar com o software.

Os outros artigos da revista são basicamente entrevistas com diretores ou pessoas envolvidas em projetos usando o V-Ray como renderizador, sendo esse um fenômeno recente dentro da indústria da computação gráfica. Até poucos meses atrás o V-Ray estava restrito ao mercado de design e visualização, mas aos poucos mais estúdios passaram a usar o software para renderizar os seus projetos.

Quer conferir mais revistas digitais gratuitas sobre computação gráfica e animação? Existe a RenderOut que já foi tema constante aqui no blog, que é editada em espanhol e também a BlenderArt que aborda o ecossistema do Blender.

Você conhece mais alguma revista gratuita? Compartilhe o nome nos comentários!