Os chamados projetos Open Movie deram muita visibilidade ao Blender nesses últimos anos, começando com o já antigo Elephants Dreams que foi um marco para a comunidade de usuários do Blender e plantou a semente que estamos colhendo e aproveitando hoje com os vários projetos de animação bem sucedidos como Sintel e Big Buck Bunny, e outros que apesar de conseguirem gerar produtos acabaram se transformando em experiências complicadas para o instituto Blender, como foi o caso do Yo Frankie!. O grande destaque desses projetos, depois da qualidade do material produzido é que todo o conteúdo gerado é compartilhado com os usuários interessados. É possível fazer o download dos arquivos fonte da animação, inclusive texturas e roteiro.

animação aberta com Blender

Animação aberta com Blender

Esse modelo de desenvolvimento dos Open Movies com Blender (Animação aberta com Blender) está se expandindo e ganhando novos adeptos não relacionados diretamente com a fundação ou instituto Blender. É o caso do “The Tube Open Movie” que está desenvolvendo a animação chamada Wires For Empathy, que usa os mesmos preceitos dos outros projetos do instituto Blender. Depois que tudo estiver pronto, o material usado na produção será compartilhado pelos produtores para que todos tenham acesso ao conteúdo.

Sobre o que se trata essa animação? É uma história inspirada na narrativa que conta a trajetória de Gilgamesh. Como é uma releitura, os acontecimentos da chamada epopeia de Gilgamesh foram adaptadas para os dias de hoje. Ficou curioso sobre o projeto? A seguir um trailer da animação que foi apresentado na Siggraph 2013.

No blog da produção do The Tube Open Movie, é possível acompanhar a progressão do projeto assim como conferir dicas sobre soluções técnicas encontradas pelos artistas para realizar determinadas tarefas no Blender. Quer ajudar esse projeto? No blog existe um link para fazer doações e acelerar o desenvolvimento da animação.

Caso você não tenha reparado, a imagem da Splash Screen do Blender 2.68 é desse projeto!

Você ainda não conhece os projetos Open Movie do instituto Blender? Aqui está uma lista com os nomes e links para cada um dos projetos realizados até agora:

Aprendendo a usar o Blender

Ficou animado em usar o Blender para produzir animação aberta com Blender? Talvez um dos cursos online do EAD – Allan Brito ajudem você a começar o seu projeto de animação 3D. Os cursos disponíveis sobre Blender são os seguintes: