En Passant: Incrível animação produzida com Blender

As animações produzidas com o Blender sempre tiveram os seus marcos com os projetos realizados pelo instituto Blender, como sempre falo aqui no blog. Mas, algumas vezes produções que não estão ligadas diretamente com o instituto ou fundação Blender mostram o que é possível fazer com motivação e um pouco de conhecimento técnico. O projeto chamado En Passant é uma animação produzida com Blender ao longo de dois anos por aproximadamente 40 artistas, músicos, cantores e atores. O resultado da animação ficou excelente e mostra o poder da ferramenta para esses fins! O responsável pelo projeto se chama Chris Burton.

Incrível animação produzida com Blender

Quer saber como ficou o resultado do En Passant? A seguir o vídeo que infelizmente não possui nenhum making of ou vídeos da produção.

No web site do En Passant você encontra algumas informações interessantes sobre a produção e também dados sobre a renderização. Por exemplo, ao total a animação possui 20.000 frames que em alguns momentos levaram cerca de uma hora para renderizar cada imagem! Agora você está entendendo o motivo que faz com que esse tipo de produção leve tanto tempo para ficar pronta.

A animação produzida com Blender já recebeu indicações e prêmios em festivais na Europa especializados em animação independente, que estão devidamente listados no web site oficial do En Passant.

Esse é o tipo de projeto que deve ser adicionado na lista de destaques permanentes do Blender, pois apesar de ser um curta metragem o En Passant tem todo o potencial para se transformar em algo muito maior e ambicioso. Com o investimento correto e os artistas motivados, é muito “fácil” transformar isso em um longa metragem. Sim, o “fácil” está entre aspas pois o fácil depende de investimento financeiro pesado para a produção seja possível.

Quanto custa uma produção dessas? O orçamento de animações é algo muito complicado de estimar, mas segundo informações tiradas de entrevistas, o projeto Big Buck Bunny custou aproximadamente 150 mil Euros. Isso para uma produção que dura entre 6 a 8 meses e resulta na animação com 15 minutos.

Então, será que é caro?

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “En Passant: Incrível animação produzida com Blender”

  1. Muito boa animação. Musica, ambiente, história. Não sei se estou equivocado, mas não gostei das expressões faciais dos personagens. A não ser da garota, que parece ter recebido expressões mais detalhadas.

  2. Achei a movimentação dos personagens sensacional. Em animação essa é uma das coisas mais difíceis de se fazer quando é exclusivamente realizado “à mão”. Algumas renderizações ficaram fantásticas como a da mão com a arma que dispara para o alto, o copo quebrando, as peças do jogo de xadrez. Outras coisas não foram tão bem, principalmente o chapéu de um dos facínoras e a nuca do pai da moça. Cenários muito bons.
    Mas é uma excelente demonstração do que o Blender pode fazer e de como progrediu nestes anos desde Big Buck Bunny.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *