A criação de personagens é sempre algo muito importante em projetos envolvendo jogos digitais e animação, pois sem a definição clara do design de personagens a caracterização e até mesmo dinâmica do jogo ou animação ficam prejudicadas. Quando falamos de design de personagens 3d a coisa complica um pouco mais, pois a criação dos personagens acaba envolvendo técnicas e procedimentos geralmente complexos que resultam em representações realistas dos modelos 3d. Entre as técnicas de modelagem e design mais usadas estão a escultura digital e principalmente o aproveitamento de texturas realistas. Os softwares 3d geralmente conseguem oferecer suporte a criação desses personagens 3d, e com o Blender não é diferente.

Design de personagens 3d com Blender

O processo de criação de personagens 3d envolve técnicas e ferramentas que descrevo em detalhes no curso sobre técnicas de modelagem 3d com Blender, e foram aplicadas com grande eficiência pelo artista hype que publicou nos fóruns Blenderartists a seguinte imagem de um personagem alienígena.

Design de personagens

A imagem é resultado do trabalho do artista envolvendo o uso de escultura, texturas e muitos pequenos ajustes na malha 3d. Além de todos os procedimentos relacionados com modelagem 3d, o artista ainda fez um excelente trabalho na composição final da imagem que é o resultado do que vemos no render final.

Design de personagens com Blender

Agora essa não é a melhor parte! Para ajudar a todos os interessados em aprender os segredos da produção dessa imagem em particular, o artista compartilhou várias imagens do processo completo de criação desse personagem. Ao visitar o post no fórum, você encontra imagens e descrições detalhadas sobre estágios como:

  • Modelagem 3d
  • Escultura
  • Retopologia
  • Mapeamento
  • Mapas normais
  • Texturas

Essas informações esclarecem dúvidas das pessoas que já possuem algum conhecimento na área, e também ajudam os artistas iniciantes que gostariam de vislumbrar como funciona o design de personagens 3d. Nesse caso o design de personagens 3d é apresentado no Blender, mas você pode aplicar a mesma técnica em outros softwares apenas com pequenos ajustes. Por exemplo, a maioria das ferramentas 3d (até mesmo comerciais) não possuem módulos de escultura, o que exige a edição dessas informações de maneira externa.