Modelagem de personagens para jogos

A modelagem de personagens para jogos exige uma série de habilidades e configurações relacionadas a topologia do modelo 3d, que é bem diferente do que a maioria dos artistas está acostumada a produzir para projetos de animação. Isso se aplica a qualquer ferramenta 3d que se proponha a oferecer opções de modelagem poligonal. A quantidade de polígonos deve ser meticulosamente reduzida e alguns detalhes são representados por texturas ao invés de polígonos. No caso da modelagem de personagens com 3dsmax a coisa não muda muito de figura, como mostra um tutorial em dez partes liberado pelo site 3D Total.

Modelagem de personagens para jogos

Modelagem de personagens para jogos

O tutorial não é em vídeo como estamos acostumados a encontrar hoje em dia no Youtube, mas sim dividido em dez partes focadas apenas em textos e imagens. Por um lado isso pode deixar o material menos atraente, mas por outro lado os artistas que não tem tanta familiaridade com a língua inglesa podem usar serviços de tradução para acompanhar as orientações do tutorial.

A divisão do tutorial está organizada da seguinte forma:

  1. Blocking in the proportions – Configurando as proporções do modelo
  2. Sculpting the face – Esculpindo a face
  3. Sculpting the armor – Esculpindo a armadura
  4. Creating the armor meshes – Criando os polígonos da armadura
  5. Finalizing the details – Finalizando os detalhes
  6. Creating the low poly model – Criando o modelo com poucos polígonos
  7. UV unwrapping and texture baking – Mapeamento UV e render das texturas
  8. Texturing the armor – Texturas da armadura
  9. Texturing the face – Textura da face
  10. Model presentation in Marmoset – Apresentando o modelo 3d

Apesar do artista começar a modelagem desse personagem usando escultura que não pode ser aproveitada em ambientes de jogos, a estrutura recebe a sua versão própria para jogos no passo em que é criado o modelo com poucos polígonos (Low Poly). O render das texturas também ajuda a adicionar detalhes no modelo (Baking) e deve receber atenção especial.

O tutorial é uma visão geral do processo de modelagem de personagens para jogos, e deve ser consultado por artistas usando o 3dsmax e qualquer pessoa interessada em aprender como trabalhar em modelagem de personagens para jogos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Modelagem de personagens para jogos”

  1. Ola allan , gostaria de saber se o custo do curso e por aula , tipo , cada aula é X ?

  2. Ola Allan, tudo bem. Eu sou um usuário do Blender e gostaria de acrescentar que, um personagem low poly, também pode ser usado numa animação. Quando se tem, por exemplo uma multidão de algumas centenas de personagens, os low poly podem ser usados pra economizar processamento na hora de renderizar. Eu nunca tentei fazer isso, mas acho que é assim que eles trabalham nos filmes em que aparecem exércitos com milhares de soldados.

  3. Allan Tudo bom.

    Muito obrigado por postar sempre coisas muito importante,s para quem pretende trabalhar com softwares 3D.

    Sempre vi muitas postagens suas sempre com o Blender, nunca trabalhei com nenhum ainda , mas por visualizacao de videos prefiro 3Ds Max. Voce nao utiliza-o? Por que?

    Abraco Allan, aguardo

  4. Outra coisa Allan.

    Sempre vi em seus videos, que vc utiliza o Mac. E mais viável para quem quer investir em um PC para trabalhar com softwares de desenvolvimento 3D?

    Pretendo num futuro próximo investir em uma “maquina“para esse fim.

    Vlw abraco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *