Clicky

Composição em camadas no filme Depois da Terra

As cenas que exigem diversos efeitos especiais e principalmente a integração entre elementos criados em softwares distintos, demandam cuidados especiais na união de todas as diferentes camadas de vídeo. Mas, como assim camadas? No planejamento das cenas é sempre feito um delineamento detalhado sobre o que será criado em computação gráfica e quais outros elementos precisam ser filmados em Live Action. O papel dos artistas de efeitos visuais depois desse processo de criação das imagens é unir tudo e adicionar os devidos detalhes que atribuam realismo a essa cena.

Composição em camadas

Composição em camadas

Ainda não entendeu? Entendeu e quer ver um exemplo recente? Um vídeo publicado alguns dias atrás mostra o processo de composição em partes (breakdown) das diversas camadas de efeitos necessárias para uma cena do filme Depois da Terra. O filme não é lá essas coisas, mas a cena ficou interessante depois que conhecemos os detalhes da montagem dos efeitos.

O interessante nessa cena é como tudo é organizado em camadas e depois montado para formar a composição final. Você pode estar se perguntando quais foram os softwares usados para criar a composição em camadas dessa cena? O próprio autor do vídeo e uma das pessoas responsáveis pelas animações com fluidos na cena descreve a base tecnológica como “um arsenal de softwares”. A água foi criada com o Naiad e o render feito no V-Ray com 3dsmax. Além desses dois softwares vários outros foram usados na tentativa de facilitar o processo de montagem da cena.

Quer saber a pior parte de todo o processo? As cenas desse vídeo foram cortadas da edição final do filme, e todo o trabalho de animação realizado na equipe que criou as cenas foi “perdido”. Algumas das cenas foram usadas em trailers e material promocional, mas não é possível encontrar as sequências dentro do filme.

É por esse motivo que temos a impressão das cenas estarem ainda sem a devida finalização e tratamento para as imagens.

Espero que ao menos a equipe tenha sido ao menos devidamente paga, para não acontecer a mesma coisa com os animadores e artistas do Life of PI.

2017-04-11T10:24:40+00:00 By |Making Of|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Carlos Henrique 26/08/2013 em 8:54 am

    Caramba! Um bom trabalho desse e não sair no filme… Essa do filme de Pi não sabia. Bom artigo! Uma composição interessante também é do filme Prometheus. Sds.

  2. Adão 26/08/2013 em 1:15 pm

    isso é lindo!!rs

Deixar Um Comentário