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Tutorial 135: Usando o Fake user do Blender

Entre as diversas dúvidas e perguntas que sempre recebo aqui no blog e também no EAD – Allan Brito, posso destacar uma pergunta que sempre “atormenta” usuários iniciantes no Blender, que está relacionada a exclusão de informações das cenas. Por exemplo, imagine a situação em que você possui diversos tipos de materiais dentro de uma cena, e gostaria de remover esses mesmos materiais do seu arquivo, pois eles não devem serem associados em nenhum objeto. Como fazer isso? A simples desassociação do material desse objeto não fará com que ele desapareça, pelo menos não de imediato.

Como funciona isso exatamente? Nesse contexto ainda temos uma função muito importante dentro do Blender que é o chamado Fake User. Como funciona esse Fake User?

Blender Fake User

Para explicar exatamente o funcionamento do Fake User e também da exclusão de informações de cenas do Blender, resolvi gravar o tutorial de número 135 do meu canal no Youtube. Sim, já são 135 tutoriais! O tutorial explicando o funcionamento do Fake User pode ser conferido a seguir:

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Entendeu?

Um dos princípios básicos que você deve sempre seguir ao usar o Blender, é que as informações adicionadas na cena como materiais, data blocks e outros precisam necessariamente estar associados a um objeto. Caso essa informação não esteja associada a nenhum objeto, assim que o Blender for fechado as informações são excluídas! Sim, o processo conhecido em outros softwares como purge é realizado de maneira automática.

Mas, e se não quisermos que essas informações sejam excluídas? É nesse ponto que aparece o chamado Fake User! Você já deve ter percebido que logo ao lado dos nomes de alguns objetos aparece um pequeno botão com a letra F. Esse botão habilita um usuário “virtual” que foi ilustrado de maneira brilhante no vídeo! Se um objeto possuir o Fake User, então o mesmo não é excluído pelo Blender mesmo que não exista nenhum objeto na cena fazendo uso real das informações.

Essa é a melhor maneira de garantir que grandes listas de materiais, texturas, data blocks e outras informações não sejam excluídas quando você fechar um projeto.

Agora você já conhece a função do Fake User!

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2017-04-11T10:24:40+00:00 By |Blender 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

3 Comentários

  1. Alberto 27/08/2013 em 10:30 am

    Ótima dica Allan. Não havia nem reparado no recurso.
    Ajuda muito no aprendizado do Blender.
    Parabéns!!!

  2. Joao Paulo 27/08/2013 em 3:54 pm

    Otimo Texto , Muito bem bolado , muito bem estruturado e bem desenvolvido , o melhor texto dessa categoria que eu li a anos .

  3. Thiago Cavalcante Carvalho 30/08/2013 em 1:06 am

    Nossa! Por isso que minhas animações estavam sendo deletadas. Imagina fazer quatro, cinco, seis animações e quando você salva e reabre o arquivo todas ou quase todas sumiram. Na maioria das vezes só ficava salva uma das animações. Já tinham me informado que era só apertar este botão F, mas foi só agora que eu entendi o porque dele funcionar.

    Sinceramente? Eu acho que não devia funcionar assim. Se eu quero excluir algo permanentemente no Blender eu não consigo fazer isso com facilidade. Se eu não quero que algo seja excluído quando eu salvar o arquivo eu tenho que me dar o trabalho de ativar uma função. Devia ser o contrário! No mínimo.

    Enfim, valeu Allan Brito por mais essa aula.

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