Qual a parte mais trabalhosa em projetos de visualização para arquitetura? Eu diria que é a modelagem de todos os objetos e móveis que fazem parte do cenário. Apesar de muitas pessoas ainda acharem que a iluminação pode ser a parte desafiadora do projeto, ainda acredito que a modelagem e composição da cena podem levar muito mais tempo, principalmente se você precisar criar todos os móveis. É por isso que sempre estou procurando downloads gratuitos de móveis, principalmente para ambientes como a cozinha. Você quer fazer o download gratuito de armários para cozinha em 3d? No BlendSwap foi publicado recentemente um conjunto de armários que pode ser útil para muitos artistas.

Download gratuito de armários para cozinha em 3d

O BlendSwap é um repositório de modelos 3d produzidos com o Blender e que os seus autores escolheram compartilhar com a comunidade de usuários do software. A maioria dos arquivos é compartilhada com uma licença do tipo creative commons, que geralmente exige apenas citar o nome do autor se os modelos 3d forem usados em qualquer projeto.

armários para cozinha em 3d

No caso desse conjunto de armários para cozinha em 3d é preciso citar o autor do projeto sim, caso o mesmo seja usado em qualquer projeto. Os arquivos foram modelados no Blender, mas podem ser usados em praticamente qualquer software 3d que suporte arquivos OBJ. Basta fazer o download dos arquivos e no próprio Blender, que é gratuito, escolher a opção File -> Export -> OBJ e salvar o material em arquivos com essa extensão. Como a maioria dos softwares 3d suporta esse tipo de arquivo, será possível aproveitar os armários para cozinha em 3d em outros softwares.

O arquivo é bem pequeno e não é representado por nenhum tipo de textura ou imagem, fazendo com que o seu tamanho fique em torno de 1 MB. O BlendSwap requer que os downloads sejam realizados por usuários registrados, o que pode demandar um cadastro rápido antes de fazer o download. As contas no site são gratuitas, mas possuem um limite semanal de downloads que podem ser incrementados com a assinatura do serviço. Mas, para esse arquivo em particular a conta gratuita é mais do que suficiente.

Aprendendo a modelar móveis no Blender e SketchUp

Gostou desse arquivo com armários para cozinha em 3d? Para aprender a modelar móveis e objetos como os apresentados nesse artigo, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito. Lá você encontra os cursos sobre modelagem para arquitetura com Blender ou então modelagem para arquitetura com SketchUp.