Script para gerar pneus em 3d no 3ds Max

Nos projetos envolvendo modelagem de objetos 3d é muito comum a criação de ferramentas ou scripts especializados em realizar tarefas repetitivas. Isso ajuda a reduzir o tempo de produção e também acaba sendo somado as chamadas ferramentas “in house” dos estúdios de animação para projetos futuros. Por exemplo, um projeto que precisa animar ou representar grande número de veículos ou carros precisaria de variedades diferentes de acessórios como pneus e outros objetos. Apesar da modelagem de pneus estar entre os exemplos clássicos de cursos sobre modelagem 3d, é sempre trabalhoso precisar projetar tipologias diferentes desses objetos. Mas, os usuários do 3ds max podem usar um script para gerar pneus em 3d automaticamente.

Gerando pneus em 3d automaticamente

A ferramenta gratuita para o 3ds Max que gera pneus em 3d automaticamente se chama Tyre Tire e pode ser copiada diretamente do Script Spot. O funcionamento do script é muito simples e consiste no uso de um mapa que controla a forma do pneu em 3d, que é aplicado na superfície de um objeto gerado pelo próprio script. É possível usar perfis pré-definidos para a modelagem do pneu, o que flexibiliza ainda mais a criação do modelo 3d com o Tyre Tire.

pneus em 3d

O único ponto negativo do script é a necessidade de usar junto com o 3ds Max o V-Ray, pois o script gera os pneus em 3d com base no modificador V-Ray Displacement. Para quem não conhece a diferença entre os diversos métodos de deformação de objetos com base em texturas, os chamados mapas de displace são muito usados em modelagem pelo resultado obtido no modelo 3d. O mapa deforma mesmo a estrutura poligonal, gerando geometria real nos modelos 3d. O resultado disso é que o objeto acaba ficando com excelente aparência final já que tudo é geometria. A câmera pode se aproximar dos modelos 3d e não veremos nenhum tipo de problema semelhante ao que acontece com os chamados mapas normais ou de bump.

Nesse caso a deformação gerada não é real, o que acaba fazendo com que o resultado não seja muito realista, principalmente se a câmera se aproximar das superfícies.

Para quem tem o 3ds Max e o V-Ray, o script para gerar pneus em 3d é muito útil em projetos envolvendo veículos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Script para gerar pneus em 3d no 3ds Max”

  1. Abomino qualquer tipo de script e automação na arte 3d, artista que é artista faz na raça, não se pode depender de scriptzinhos pra sempre, e é nessa hora que se separa artistas 3d de verdade de farças!!

  2. Que comentario mais babaca desse Artista 3D, to ganhando 4 mil reais por mês trabalhando para uma empresa de 3D aqui em Campinas/SP, e o que eles querem é agilidade… Isso é uma mão na roda… Pois faço Maquete 3D, e gosto de colocar carros… Enfim, tempo é dinheiro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *