Os mapas HDR são um recurso interessante para melhorar a iluminação de qualquer cena em projetos de renderização, pois ao mesmo tempo que esses mapas podem ser usados como texturas do cenário e compor o fundo da cena é possível adicionar energia luminosa no projeto com base em informações armazenadas nas imagens. O resultado é geralmente a criação de sombras e iluminação realista, sem mencionar a melhoria em materiais e superfícies apresentando reflexos. É por isso que sempre estou procurando mapas HDR gratuitos, e o pessoal do HDRMAPS está compartilhando uma enorme quantidade de mapas gratuitos. O download gratuito de mapas HDR pode ser feito visitando a área de Freebies do site.

Download gratuito de mapas HDR

Quando você visitar o HDRMAPS vai encontar uma lista com os preços marcados como zero, mas não tenho certeza por quanto tempo a coleção deve ficar dessa forma e recomendo o download do material o mais rápido possível para garantir o seu download gratuito de mapas HDR. A única coisa necessária para ter acesso aos arquivos é a realização de um cadastro no site para habilitar o download.

Download gratuito de mapas HDR

A variedade de situações e cenários para os mapas HDR é excelente com diversos ambientes urbanos, florestas e também ambientes internos. Com essa adição na sua biblioteca de mapas HDR ficará mais fácil de montar projetos de visualização que exigem iluminação sofisticada e realista.

Mas, o download gratuito de mapas HDR não seria de grande utilidade sem uma plataforma em que você possa usar esses arquivos. A maioria dos renderizadores suporta o uso desse tipo de recurso, e o Blender não é diferente. Existem até exemplos bem detalhados do uso de arquivos HDR dentro do Blender Cycles demonstrados nos cursos sobre render avançado e também de materiais avançados do EAD – Allan Brito. Essa técnica é conhecida como IBL (Image Based Lighting ).

Assim como o Blender você pode usar os arquivos em renderizadores como o V-Ray, mental ray e outros para gerar iluminação realista. Apesar dos procedimentos serem levemente diferentes, o princípio usado por todos é o mesmo. A textura é aplicada no cenário para gerar iluminação durante o render.

O download gratuito de mapas HDR deve fazer parte da sua rotina sempre que for possível, para compor a sua biblioteca de arquivos para uso em projetos.