O uso de atalhos de teclado é um fator importante para a produtividade em praticamente todos os softwares gráficos, pois a quantidade de ferramentas e procedimentos necessários para realizar determinadas tarefas acabam crescendo com o tempo. Em alguns softwares como os da Adobe é perfeitamente possível usar tanto os menus como os atalhos de teclado, mas os artistas profissionais acabam usando quase que exclusivamente os atalhos. Com o Blender não é diferente, e apesar de hoje ser muito fácil encontrar as opções nos menus, usar o atalhos de teclado é imprescindível para aumentar a produtividade. É por isso que montei uma tabela de atalhos para o Blender em PDF, que pode ser impressa e consultada por todos os usuários do software.

Tabela de atalhos para o Blender

Tabela de atalhos para o Blender

A tabela de atalhos para o Blender pode ser copiada diretamente do EAD – Allan Brito como parte do curso básico gratuito de Blender, e apesar da tabela em si não listar todos os atalhos disponíveis no Blender os principais estão presentes. Esse é um dos desafios que todos os usuários iniciantes do Blender enfrentam, principalmente nas primeiras vezes em que usa o software. Ainda me lembro das primeiras vezes que tentei usar o Blender, sem uma lista de atalhos para consultar.

Essa experiência seria muito mais interessante com uma tabela de atalhos para o Blender impressa do meu lado, e com o arquivo do EAD – Allan Brito você pode fazer exatamente isso e acelerar a sua consulta. Depois que você se acostumar com os atalhos de teclado do Blender, a coisa passa a fluir de maneira mais natural, e não será mais necessário consultar a tabela de atalhos.

Como faço o download da tabela de atalhos para o Blender? É muito simples, você precisa se cadastrar no curso gratuito de Blender básico, e depois na área de downloads da aula 01 será possível copiar o arquivo PDF. Existem outras opções de atalhos para o Blender, mas listam e agrupam o material em inglês. Um bom visualizador gratuito de arquivos PDF é o sumatra, disponível para vários sistemas operacionais.

Caso queira continuar os seus estudos já de posse da sua tabela de atalhos para o Blender, é possível escolher entre diversos outros cursos do EAD – Allan Brito sobre o software: