Uma boa parcela dos leitores do blog e alunos do EAD – Allan Brito acompanham as notícias e artigos ou fazem cursos com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos em animação, modelagem 3d e assuntos relacionados com fins profissionais. A produção de material como animação é fascinante para quem cria o material, mas infelizmente complicada de comercializar. Entre as alternativas existentes para rentabilizar projetos de animação está a inscrição de projetos em editais publicados pelos órgãos governamentais que se apoiam em projetos públicos, ou então no incentivo de empresas usando a chamada Lei Rouanet. Em agosto foi publicado um edital de curta animado que pode ser de interesse para muitos leitores aqui do blog e se enquadra perfeitamente nas oportunidades de começar a rentabilizar trabalhos em animação.

Edital de curta animado

Como forma de apresentar oportunidades para os leitores aqui do blog, hoje começo a divulgar editais e informações sobre concursos, projetos ou qualquer iniciativa que possa representar uma chance de rentabilizar o trabalho com computação gráfica. E para começar, recomendo a visita ao web site do ministério da cultura para conhecer o edital de curta animado divulgado alguns dias atrás.

Edital de curta animado

Sobre o que é o edital? A proposta do edital é bem simples e direta: A temática deve abordar de forma criativa e inovadora a questão dos resíduos sólidos. Os projetos inscritos precisam tratar da questão dos resíduos sólidos usando linguagem de animação, seja ela 2D ou 3D. Os projetos selecionados podem receber até R$ 15.000,00 de aporte financeiro. A temática do edital de curta animado envolve resíduos sólidos devido a natureza do projeto ser uma parceria entre os ministérios da cultura e meio ambiente.

A animação deve ter duração de um minuto(60 segundos), o que é equivalente a 1440 frames considerando um framerate de 24 quadros por segundo.

Como o edital é voltado para pessoas físicas a participação no processo é relativamente simples, se considerarmos outros editais voltados apenas para empresas ou produtoras. Você deve submeter o projeto no papel de diretor da animação, mas é possível acumular outros cargos no projeto como animador, editor e outros.

No site do edital você encontra todas as informações necessárias como modelos de documentos e outras informações úteis como modelos de orçamento para a animação. A quantidade de projetos que devem receber o aporte é bem razoável! No total 40 projetos devem ser escolhidos. O limite máximo para inscrição é o dia 19 de outubro de 2013.

Quer participar? Recomendo que você pense muito bem no roteiro, pois o edital de curta animado deixa claro que a abordagem inovadora sobre resíduos sólidos será o diferencial. A criação de uma boa história e roteiro é o segredo para ter boas chances na disputa!

Essa pode ser a oportunidade que você estava aguardando para começar um projeto de animação remunerado, pois não existem limitações ou requisitos complexos a seguir. Por exemplo, você pode tratar o tema sem usar personagens ou mesmo diálogos! Dependendo da sua idéia e criatividade, a animação pode exigir habilidades medianas e até mesmo básicas de animação. Você só precisa elaborar a idéia de maneira que seja factível de executar.

Ao longo das próximas semanas devo abordar o tema outras vezes, mas você já pode começar a ler as orientações no edital e montar a sua idéia!

Para ajudar na parte técnica, é sempre possível usar qualquer um dos cursos do EAD – Allan Brito para compor a sua base de conhecimento técnico em animação usando o Blender! Você já terá uma folga no orçamento, pois não será preciso investir em software para a animação, montagem e render do projeto.

Esses são os cursos do EAD – Allan Brito: