Falta de planejamento atrapalha até a Pixar

O planejamento é fundamental para que qualquer projeto de animação seja concluído sem grandes problemas, e principalmente dentro do prazo. Os animadores iniciantes e projetos de baixo orçamento tendem a pular etapas na produção cortando custos e estágios como storyboard e pré-visualização, mas pelo menos o roteiro é necessário para que o enredo da animação seja bem compreendido pela equipe. Apesar de sempre repetir as mesmas recomendações em sala de aula, acabo vendo muita gente pulando esses estágios e enfrentando problemas de prazo quando as coisas começam a ficar confusas no enredo e desenvolvimento do projeto.

good dinosaur

E infelizmente esse tipo de confusão nos projetos de animação não está restrita apenas aos projetos pequenos, pois até mesmo os grandes estúdios acabam sofrendo com decisões erradas e planejamento equivocado. A bola da vez foi a Pixar, sim você não leu errado, a toda poderosa e admirada Pixar cometeu algum engano na produção do seu próximo projeto de animação chamado The Good Dinosaur. A animação estava prevista para 2014, e já passou por mudanças internas na equipe e provavelmente depois de analisar o projeto como um todo, os novos integrantes resolveram empurrar o lançamento para meses a frente. A justificativa não foi passada para a imprensa de maneira clara, mas isso é provavelmente reflexo de problemas no desenvolvimento da história.

A coisa já começou a ficar estranha quando o diretor do projeto foi substituído, e agora a animação é adiada. Isso é muito grave para a empresa que ficará um ano praticamente sem lançar animações nos cinemas. Para quem estava a quase 15 anos lançando um projeto praticamente todos os anos nos cinemas, essa é uma quebra séria na produção.

A lição que podemos tirar nesse tipo de situação é que não importa o quão grande é o seu orçamento, seja um valor com 3 ou 8 dígitos, antes de sentar na frente do computador é preciso ter certeza absoluta do que será produzido, e que a história ou enredo é a melhor escolha para aquele projeto em particular. Caso contrário os prazos não são cumpridos, investimentos são perdidos e o seu projeto ficará comprometido.

O que você acha que aconteceu? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Falta de planejamento atrapalha até a Pixar”

  1. É difícil dizer o que aconteceu, recentemente a Disney adquiriu a ILM e logo anunciou a continuação de Star Wars, com isso seriados como The clone wars foram cancelados (pelo menos provisoriamente) dai talvez a questão de “prioridades” tenha afetado de alguma forma a Pixar…

  2. Alan,

    Na verdade, eles estavam há oito anos consecutivos entregando animações anualmente aos cinemas, e não “quase quinze”.

    Sou teu fã e teu blog é um dos maiores achados que já fiz. Parabéns pelo trabalho! 😉

  3. Allan Britto e Henrick Peres, se a gente considerar Disney e Pixar separadamente, realmente são 8 anos consecutivos como Pixar… de Cars em 2006 a Monster University em 2013, pois antes de Cars veio o The Incredibles em 2004

    Mas o Grupo Disney separadamente não vai deixar essa lacuna, teremos ainda esse ano Frozen (assinado somente pela Disney), e para o fim de 2014 o Big Hero 6 (Disney e Marvel)

    http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/primeiras-imagens-de-big-hero-6-nova-animacao-da-disney-04024C18356ED0A14326

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *