A visualização de projetos para arquitetura envolve investimentos em diversas áreas como modelagem 3d, render e algumas vezes até mesmo animação. Mas, ao colocar todos os aspectos e iniciativas na balança, percebemos de maneira rápida que o mais demorado de tudo é a modelagem. Isso se você considerar que o tempo de render fica apenas para o ajuste da iluminação. A modelagem é facilmente a parte mais trabalhosa do processo, pois cada novo projeto pode exigir do artista a necessidade de modelar móveis e objetos diferentes, o que acaba atrasando o projeto como um todo. É por isso que sempre gosto de reunir recursos semelhantes a bibliotecas gratuitas de modelos 3d, semelhantes aos sofás em 3d para arquitetura que recomendo nesse artigo.

Sofás em 3D para arquitetura: Download gratuito

Para os usuários do Blender é possível encontrar muito material relacionado com móveis e objetos de maneira gratuita no BlendSwap, bastando para isso apenas respeitar a licença de uso que muitas vezes exige que o autor do objeto seja citado nos créditos do projeto, e em outras situações nem isso precisamos fazer, pois a licença é totalmente permissiva.

Sofás em 3D para arquitetura

Nas últimas semanas encontrei uma biblioteca gratuita de sofás em 3D para arquitetura que podem reduzir de maneira significativa o tempo de desenvolvimento de qualquer projeto. Os sofás possuem excelente resolução já foram construídos pensando em módulos pelo seu autor, que se chama Michel Berhanu. Esses módulos ajudam na criação de pequenas variações do sofá com base na duplicação dos objetos, como os assentos e almofadas. A organização do modelo 3d também ajuda na utilização dos sofás em 3d para arquitetura como uma referência externa no Blender com o Link e Append.

Você não sabe a diferença entre Link e Append? O tutorial a seguir ajuda a entender.

O download dos sofás em 3d para arquitetura pode ser realizado diretamente no BlendSwap, você precisa apenas se registrar, e depois disso já estará habilitado para usar os modelos no seu projeto.

Arquitetura em 3d no Blender

Quer aproveitar melhor esses modelos 3d de sofás no Blender? O EAD – Allan Brito possui alguns cursos que ajudam a criar visualização para arquitetura no Blender: